A reunião ocorreu na sala de reuniões da Prefeitura Municipal de Caxias, a partir de uma proposta da Comissão de Segurança da Câmara Municipal, e reuniu todas as forças de segurança do município de Caxias: Secretaria Municipal de Segurança e Guarda Municipal, o prefeito de Caxias, Fábio Gentil; Polícia Rodoviária Federal; Polícia Militar; Polícia Civil, a  Citelum, empresa responsável pela modernização do videomonitoramento em Caxias; Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil; e a Procuradoria do Município.

Na ocasião, todos tiveram a oportunidade de debater estratégias de como melhor prestar o serviço de segurança para os caxienses no campo da segurança pública, e consequentemente inibir roubos e furtos, além de se trabalhar com inteligência e de forma preventiva.

“Todos os órgãos que combate a violência como um todo, eles têm que andar em perfeita sintonia, para que as ações sejam coordenadas, e as deficiências de uns sejam supridas pelo trabalho de outros, em consonância com o poder público municipal que tem interesse em ajudar. Para isso, nós estamos aqui”, afirma Jair Lima Paiva, delegado da Denarc e Homicídios.

“Hoje estamos tendo a oportunidade de debater com o município, formas de aperfeiçoar a prestação do serviço na cidade de Caxias. A gente espera que dessa reunião possamos adotar uma nova metodologia que melhore a prestação desse serviço no município. As delegacias, trabalhamos de forma integrada, e isso tem otimizado a obtenção de informações e agilizado as prisões que temos executado”, afirma Alcides Martins, delegado regional.

“Nós temos que trabalhar em sinergia, pois sem essa consonância não vamos fazer segurança pública. Desde que chegamos, a orientação é para que possamos fazer um trabalho de forma integrada com os órgãos de segurança pública. Trabalhamos em conjunto, temos o mesmo pensamento, e nessa reunião sobre o videomonitoramento, vamos estudar onde pode ter essa ampliação”, afirma Major Ricardo – comandante do 2º BPM

“Essa reunião está sendo muito importante para que a gente encontre as saídas e soluções para diminuir a violência no município de Caxias, e também como vai ajudar a dar um direcionamento de por onde devemos caminhar, pois quando os órgãos se unem, você consegue um resultado muito melhor”, afirma Linaldo Neves, Policial Rodoviário.

Na Câmara Municipal, o assunto Segurança Pública tem ganhado reverberação com a atuação da Comissão de Segurança, que tem buscado o diálogo institucional como forma de garantir que a cidade tenha mais aparato, principalmente a partir da parceria da Prefeitura Municipal com o Governo do Estado.

“Promovemos esta reunião com todas as forças de segurança, para que possamos discutir ações, melhoramento e assistir uma tecnologia nova que será implantada no videomonitoramento. Então, é importante que o legislativo estreite com o executivo, mas da maneira como tem que ser. Esse estreitamento com o governo do Estado é importante, e acredito que em breve teremos uma resposta para a sociedade”, afirma Torneirinho, vereador.

“Essa reunião de hoje é de grande importância, pois vai formar uma grande parceria, fazendo com que a população volte a ter uma maior liberdade”, lembra Luís Lacerda, vereador.

Atualmente uma das ferramentas utilizadas no auxílio às forças de segurança em Caxias, é videomonitoramento, que agora está recebendo um grande investimento da Prefeitura Municipal. O videomonitoramento  está sendo totalmente revitalizado e modernizado, superando inclusive a Capital São Luís, com tecnologia de ponta, um sistema moderno de reconhecimento facial, e câmeras de alta definição, que vai permitir que os trabalhos sejam realizados com eficiência. O sistema vai ganhar mais 10 novas câmeras, chegando a 40 no total, sendo expandido para os Residenciais Vila Paraíso e Eugênio Coutinho, dando mais possibilidades às forças de segurança de fazer um trabalho ostensivo e preventivo com mais assertividade.

“Nós iniciamos nessa nova fase do videomonitoramento, melhorando a forma de transmissão de dados, usando os equipamentos mais robustos, até mesmo para suportar as novas tecnologias que serão aplicadas. Tudo isso é para facilitar o trabalho de quem vai operar, e o trabalho das forças de segurança”, frisa Danilo Nunes, gerente da Citelum.

“O videomonitoramento desde que foi implantado na cidade de Caxias, tem dado respostas excelentes, essa junção das forças de segurança só vem melhorar o trabalho das forças de segurança na cidade de Caxias (MA). Esse é o nosso intuito, criar mecanismos que venham a facilitar a articulação entre as forças de segurança”, frisa Conceição, comandante da Guarda Municipal.

“Hoje é uma reunião institucional em prol dessa ferramenta que o município está oferecendo para todas as forças, que é a reimplantação do videomonitoramento. Tudo com recurso próprio, porque nós estamos vindo com uma tecnologia avançada, isso vai ajudar a todas as forças de segurança”, frisa Sargento Mesquita, secretário Municipal de Segurança Pública.

“A Prefeitura autorizou a CCL, a aquisição de novas câmeras para o videomonitoramento de alta resolutividade. Essa resolução vai permitir que seja fotografada a placa de moto ou carro. Nós entendemos que além de darmos uma qualificação melhor, é necessário que o poder público municipal esteja junto com o governo do Estado e todas as forças de segurança, para que essas imagens possam ser usadas em benefício da população. Quanto mais trabalhamos em prol de uma segurança melhor, mas vamos ajudar Caxias a desenvolver, e, automaticamente vamos colaborar para que a cidade esteja segura e seja um lugar para se investir, onde podemos receber as empresas, gerar emprego e renda”, afirma Fábio Gentil, prefeito de Caxias (MA).