Um dos momentos mais importantes, antes da alimentação escolar chegar aos alunos é a chamada análise sensorial, última etapa do processo licitatório da Alimentação Escolar, que é de responsabilidade dos 14 conselheiros da Alimentação Escolar, que acompanhados dos nutricionistas e técnicos da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT), também degustam, e fazem o que é chamado de análise por atributo, quando o produto é sentido, tocado e provado pelos conselheiros.

“É muito importante porque os conselheiros estão degustando os alimentos, para saber até que ponto eles estão a altura dos nossos alunos e se vai favorecer no seu desenvolvimento. Nós sabemos que para o aluno aprender, ele tem que está bem alimentado. E nós estamos aqui fazendo o nosso papel de fiscalizar a alimentação que irão compor os kits que serão distribuidos aos alunos. É uma alimentação de qualidade, há uma diversificação, novos alimentos que estão sendo inseridos e eles são bem propícios na alimentação escolar”, destaca Aldelane Leão, presidente do Conselho Municipal de Alimentação Escolar.

“É de extrema importância para o evento, que o fechamento do ciclo da licitação, e o Conselho de Alimentação Escolar esteja verificando a qualidade da alimentação que será ofertada aos alunos. Estamos verificando que os produtos são de ótima qualidade, novos produtos estão fazendo parte, e isso mostra que a secretaria está pensando nas crianças”, afirma Edmilson Júnior, advogado integrante do Conselho de Alimentação Escolar.

O momento de demonstração dos mais de 56 produtos da Alimentação Escolar, ocorreu na nova sede do Almoxarifado da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, na Nova Caxias (MA), onde todos puderam comprovar a qualidade dos produtos. Dentre os quais novos produtos que estão chegando e sendo agregados à alimentação escolar, como a coxa e sobrecoxa que vai compor a alimentação dos estudantes, além do arroz, feijão, macarrão, iogurte, ovo, pão e três tipos de frangos, além de produtos da agricultura familiar.

“Quando encontramos esse espaço ficou muito melhor. Estamos fazendo a degustação dos novos alimentos que estão sendo apresentados para os conselheiros, tendo um espaço muito melhor para armazenar os alimentos. É preciso que está alimentação esteja em um local limpo e seguro, e neste período de pandemia vai fazer parte da mesa dos nossos alunos”, destaca Anamélia Damasceno, coordenadora do almoxarifado.

“Estamos realizando hoje a análise sensorial, é um momento de demonstração dos produtos e os conselheiros fazem essa degustação. A qualidade é comprovada na análise técnica, que é feita por nós da coordenação na SEMECT, aqui já é uma análise de atributo. Temos novos alimentos para que os alunos possam se alimentar com qualidade. Hoje, nós temos 56 produtos que compõe a alimentação dos alunos”, afirma Lícia Pinheiro, nutricionista responsável técnica pela Alimentação Escolar da (SEMECT).

“Antes de qualquer coisa, estamos entregando para a sociedade de Caxias um novo Almoxarifado  para armazenamento da alimentação escolar, um novo espaço onde vai ficar a alimentação. Já, na primeira semana de agosto nós vamos começar a distribuir os kits de alimentação escolar aos nossos estudantes. O espaço físico está recebendo os conselheiros, onde eles estão fazendo a degustação dos alimentos. São alimentos de período sazonal, novos alimentos que estão sendo ofertados, e alimentos da agricultura familiar. O prefeito Fábio Gentil resolveu investir para melhorar á alimentação dos estudantes”, afirma Ana Célia Damasceno, secretária municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT)

De acordo com a secretária municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT), na primeira semana de agosto os kits de alimentação escolar já vão começar a ser distribuídos aos estudantes da Rede Municipal de Educação.

“Os Kits vão ser distribuidos por aluno, conforme vá acontecendo o recebimento das atividades, temos alimentos perecíveis, e não perecíveis. Provavelmente também voltaremos com algumas atividades nas escolas, e estaremos entregando os Kits de Alimentação Escolar”, frisa Ana Célia Damasceno, secretária municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT)

Palavras chaves: