A Prefeitura de Caxias vai implantar no dia 1º de agosto, o projeto Blitz Urbana, que será uma Coordenação de Segurança, Controle e Fiscalização Geral. Além de garantir que a cidade permaneça limpa, os trabalhos vão organizar atividades desenvolvidas em espaços públicos e privados da cidade, cuidado com o Patrimônio Histórico.

Nessa quinta-feira (29), o prefeito de Caxias, Fábio Gentil, reuniu com os fiscais que atuarão na Blitz Urbana de Caxias. O gestor municipal convocou a reunião para repassar algumas diretrizes e reforçar a autonomia dos fiscais que vai atuar diretamente e fazer cumprir a legislação municipal Lei de nº 2522, de maio de 2021, que cria e define as atribuições da Blitz Urbana.

Na reunião, além dos fiscais, estiveram presentes os secretários municipais de segurança pública, Meio Ambiente e Defesa Civil, Limpeza Pública, Transportes, Urbanismo e demais membros da estrutura administrativa, controle e fiscalização geral. O prefeito Fábio Gentil reforçou a importância da atuação do Blitz para um melhor desenvolvimento urbano em Caxias a médio e longo prazo.

“A Blitz Urbana é muito importante para o desenvolvimento de Caxias. É por meio dela que faremos uma cidade mais organizada. No início, alguns irão estranhar, mas logo verão o mundo de benefícios que esse órgão fiscalizador trará para a nossa cidade. Inclusive, mais empregos. Pois, tenho certeza que muitas indústrias olharão com mais carinho para a nossa cidade, ao notarem que é uma cidade organizada, limpa e que pensa no desenvolvimento”, disse Fábio Gentil, prefeito de Caxias (MA).

Para o arquiteto e urbanista, Gentil Neto, secretário adjunto de Urbanismo, essa será uma das grandes marcas da gestão. “Com certeza será um marco. Eu, como urbanista e arquiteto, vejo o quão benéfico para a sociedade é uma cidade organizada, não só no Centro, como também nos bairros. Calçadas alinhadas, estacionamentos, e melhor possibilidade para a população usar os aparelhos urbanos. Sem dúvidas será algo que na frente todo caxiense vai bater no peito e se orgulhar”, ressalta Gentil Neto, secretário adjunto de urbanismo.

José Cláudio Castro, Secretário adjunto de Limpeza, ressaltou que agora, muito mais que antes, os sujões, sejam moradores ou empresas, serão punidos por atos contra o meio ambiente e a limpeza urbana. “Nossa proposta é atuar sempre com uma maneira educativa, uma agenda positiva, para isso precisamos da ajuda da população para mudar esse cenário. Lixo em terrenos vazios, nas ruas, atrás de escolas, na beira de estradas, nada disso faz parte de um pensamento de um cidadão educado e desenvolvido. Por isso, encarecidamente pedimos para que os moradores sejam amigos do meio ambiente, de uma cidade limpa e bonita para todos”, pede José Cláudio, secretário municipal adjunto de Limpeza Pública.

O secretário de Meio Ambiente e Defesa Civil, Pedro Marinho, que estará à frente da Blitz Urbana falou que a reunião de alinhamento foi proveitosa. “A reunião de hoje é mais uma reunião de trabalho em conjunto, cujo objetivo maior é melhorar o aspecto da cidade e a qualidade de vida da população. Nesse primeiro momento, haverá um trabalho de conscientização, Caxias pertence a todos nós, e aqui eu deixo um apelo à população, para que possamos colaborar, porque do mesmo jeito que temos direitos, nós temos obrigações  com a cidade”, disse Pedro Marinho, secretário municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil.

Na reunião, o prefeito de Caxias ainda deixou claro que os fiscais terão autonomia para agir dentro da legalidade e dos instrumentos dispostos na  Lei nº 2522, e que as ações e notificações não sofrerão interferências políticas. “Vocês têm autonomia. Nenhuma multa aplicada, e notificação feita será interpelada por nenhum agente político. Contudo, ressalto que apenas apliquem as diretrizes da lei, com respeito e educação que cada cidadão caxiense merece”, destacou Fábio Gentil, prefeito de Caxias (MA).

Dentre as atribuições da Blitz Urbana, estão: realizar a fiscalização integrada e controle referente às atividades relativas ao exercício do Poder de Polícia Administrativo, especialmente no que diz respeito ao Código de Obras e Posturas, Legislação do Uso e Parcelamento do Solo Urbano, Plano Diretor, legislação relativa ao Meio Ambiente e demais leis pertinentes.

A Blitz Urbana terá atuação permanente e conta com a colaboração da população de Caxias, que é a grande beneficiada com o trabalho que terá início, pois a cidade tende a estar mais organizada com as medidas que serão tomadas para ordenar o ambiente urbano da “Princesa do Sertão”.