A Operação Corta Fogo começou na manhã dessa terça-feira (4), após uma reunião realizada entre trabalhadores do Corpo de Bombeiros, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil, o objetivo é garantir a integridade das áreas urbanas e rurais da cidade com ações de prevenção, monitoramento e combate aos focos de incêndio fora de controle ou não autorizados.

“Esse ano a Operação Corta Fogo está sendo antecipada, no intuito de apelar à população sobre a redução dos focos de queimadas, principalmente na área urbana, por conta das afecções respiratórias, além disso as queimadas no final de tarde tem sido muito prejudicial para as pessoas que estão se recuperando da Covid-19. Na zona rural, estamos realizando um trabalho de conscientização e orientação, pois estamos entrando no ano mais seco dos últimos 200 anos”, afirma Pedro Marinho, secretário municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil.

A Operação segue até o início da estação chuvosa, ou seja, até final de novembro a início de dezembro. De acordo com o secretário, os casos de reincidência serão tratados conforme a legislação recomenda e a pessoa pode ser notificada.

“Em casos de reincidência nós vamos aplicar a legislação, será lavrado um auto de infração de acordo com a legislação vigente. A Operação já iniciou e vamos até o início da estação chuvosa”, destaca Pedro Marinho, secretário municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil.

“Nós temos uma equipe de fiscais ambientais e bombeiros civis que foram disponibilizados pelo município durante esses 4 meses do período de estiagem. Anteriormente esse programa era desenvolvido nos meses de setembro, outubro e novembro. No entanto, o prefeito de Caxias, Fábio Gentil, solicitou a antecipação da campanha porque ela tem dado muito resultado. Nós pedimos a colaboração da população”, disse Capitão Malheiros, secretário adjunto de Meio Ambiente e Defesa Civil.

Em todo o Estado do Maranhão, a Operação Corta Fogo de Caxias, é a única mantida do começo ao fim com recursos próprios da Prefeitura Municipal (MA). O Corpo de Bombeiros é um dos parceiros neste trabalho de grande relevância.

“A Operação Corta Fogo é integrada ao Corpo de Bombeiros, pois daqui é que parte a equipe para realizar a primeira abordagem, além disso, essa Operação ajuda na conscientização da sociedade para que não haja queimada desordenada e desnecessária, assim o meio ambiente não sofre prejuízos”, afirma Major Mauro, comandante do Corpo de Bombeiros em Caxias (MA).