Nessa terça-feira (10), a Jornada da Juventude esteve no Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), no bairro Ponte. O bate papo foi sobre profissionalização, trabalho e renda para a juventude. Robótica é uma das áreas promissoras.

“Eu bato na tecla de que na virada do século muitas escolas estão começando a instalar Robótica Educacional, mas não tem profissional qualificado. Então, vamos nos qualificar em robótica, porque é uma área que vai crescer muito no Brasil”, frisa Diego Assunção, professor.

“O IEMA já oferece essa qualificação profissional, estamos conversando sobre qualificação profissional, mostrando onde o jovem pode ter acesso a esse direito para que ele possa estar preparado para o mercado de trabalho”, frisa Kátia Braga, coordenadora municipal de juventude.

Os estudantes escutaram também sobre as oportunidades que o Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Caxias oferece. “O Instituto está presente em Caxias há quase 11 anos, oferecendo desde a formação rápida, em cursos técnicos, graduação, pós graduação, e também promove a formação cidadã. Temos vários pilares, dentre eles o ambiental. Nós observamos os arranjos produtivos locais para saber se no município tem mercado”, destaca Luís Morais, servidor do IFMA.

O próprio IEMA que atende aproximadamente 200 jovens atualmente em Caxias, tem muitas oportunidades gratuitas para a qualificação, destaca a gestora da unidade. “O IEMA oferece cursos gratuitos, são cursos com carga horária de 160 horas, nesse novo ciclo estamos ofertando cursos de Cabeleireiro, Maquiador, Robótica Educacional, Panificação e Confeitaria, Instalação e Manutenção de Ar-condicionado. Geralmente o jovem tem a oportunidade de montar seu próprio negócio”, destaca Cinthya Paula, gestora geral da unidade vocacional do IEMA em Caxias (MA).

Para Francijane Santana, o momento oportuniza a abertura de diversas portas para a juventude. “É importante essa discussão, porque o jovem deve ter acesso a essa visão, pois é uma profissionalização para o jovem se sustentar e pensar em um futuro, isso é bom para a sociedade, além de ser bom para ele mesmo”, disse Francijane Santana, estudante.

A Jornada da Juventude que é promovida pela Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico, através da Coordenação Municipal da Juventude segue até esta quinta-feira dia (12), Dia Internacional da Juventude.