A Jornada da Juventude de Caxias segue promovendo espaços de construção de caminhos aos jovens também no campo do empreendedorismo. Um workshop foi realizado na unidade do SEBRAE Caxias (MA) nessa terça-feira (10), com agentes de desenvolvimento da Sala do Empreendedor,  apresentando as oportunidades que o Microempreendedor Individual pode proporcionar.

“Eu fiz apresentação do Microempreendedor Individual que é o melhor para iniciar, que é sair da informalidade e ter o CNPJ, começar a empreender na forma da lei”, destaca Joabe Barros, técnico do Sebrae Caxias (MA).

“Foi muito bom, é importante esse diálogo com o Sebrae para que os jovens tenham mais oportunidades no que estão produzindo, pois precisam desse apoio”, destaca Cid Sertão, empreendedor.

“Eu achei boa essa ação da Coordenação da Juventude em mostrar que temos muitos jovens empreendedores no município”, destaca Adriana Aguiar, empreendedora e agente de desenvolvimento.

“Hoje estamos fazendo um workshop sobre empreendedorismo, estamos mostrando como o digital pode ajudar a divulgar e a desenvolver o seu negócio“, destaca Lilia Karine, empreendedora e agente de desenvolvimento.

Jovens que já desenvolvem atividades empreendedoras também tiveram a oportunidade de expor o que produzem, e receberem orientações de como utilizar as redes sociais para impulsionar ainda mais o seu negócio.

“Eu faço penteado de noivas de Caxias, o trabalho que eu faço é embelezar as mulheres para casamentos e batizados. Temos que buscar sempre informações na área do empreendedorismo. Eu sei fazer um penteado, mas tenho que saber como entregar esse trabalho”, destaca Ilmara Ribeiro, empreendedora.

Além de passeios guiados, esta semana os jovens desenvolveram práticas esportivas, conheceram mais sobre empregabilidade, elegeram o Conselho Municipal da Juventude, tiveram contado com práticas ambientais, dentre outras temáticas.

A Jornada Municipal da Juventude vai até esta quinta-feira (12), configura-se como um espaço de abertura de diálogo com a juventude caxiense, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico, através da Coordenação Municipal da Juventude.

“Foi satisfatório, porque a gente ver o quanto o jovem está empreendendo de verdade, não só através das redes sociais, mas vê-los falando sobre os medos e o que fizeram, isso incentiva outros jovens a começarem a fazer”, disse Domingos Junior, membro da organização da Jornada da Juventude.

“Vamos seguir até quinta-feira (12), hoje falamos sobre depressão e suicídio, no Sebrae falamos sobre empreendedorismo, além da profissionalização e trabalho”, frisa Kátia Braga, coordenadora Municipal de Juventude.