A Prefeitura Municipal de Caxias, por meio da Atenção Primária de Saúde, recebeu a visita técnica da equipe de Estratégia de Saúde da Família (ESF) do município de Buriti, com objetivo de conhecer os processos de trabalho e de organização da Unidade Básica de Saúde da Baixinha e do Centro Especializado em Assistência Materno Infantil (CEAMI), que irão servir como base para reorganizar e retornar os processos de planificação no município de Buriti (MA).Ambas as unidades visitadas estão organizadas de acordo com a política estadual e municipal da Planificação da Atenção à Saúde (PAS) e do Modelo de Atenção às Condições Crônicas (MACC).

Rubenilson Luna, coordenador da Atenção Primária de Saúde, falou sobre a visita da equipe do município Buriti (MA) em Caxias (MA). “A equipe  da Atenção Primária, tem o prazer de receber o município de Buriti (MA) na nossa Unidade Básica de Saúde (UBS) da Baixinha, nossa equipe está sempre de portas abertas para receber os profissionais de qualquer município e região do estado ou fora dele, assim como qualquer usuário que queira conhecer seu processo de trabalho e sua organização. A gente fica muito feliz em poder ajudar o município de Buriti, que pertence a nossa região de saúde e é o terceiro em população, e que pretende implementar os mesmos processos feitos em Caxias no município deles, para atender melhor a sua população. Estamos muitos gratos e muito felizes com essa visita”, agradeceu.

Kalyanne Paiva, coordenadora administrativa do Centro Especializando em Assistência Materno Infantil (CEAMI), explicou sobre os objetivos da visita da equipe de Buriti (MA) ao CEAMI. “Recebemos a equipe da Atenção Primária do município de Buriti (MA) para conhecer e vivenciar nosso circuito de alto risco. O médico da equipe teve a oportunidade de acompanhar nosso obstetra na assistência, assim como a enfermeira conheceu nosso processo de trabalho de enfermagem. A equipe esclareceu dúvidas sobre a Planificação, e a coordenadora da Atenção Básica mostrou-se satisfeita com a nossa organização. Nós estamos de portas abertas para recebê-los sempre que precisarem, assim como os demais municípios da região”, disse.

A assessora técnica da Secretaria Municipal de Saúde de Buriti (MA), Gilmara Melo, agradeceu as equipes da Atenção Primária e do Centro Especializado em Assistência Materno Infantil. “Agradeço ao Rubenilson Luna, coordenador da Atenção Primária e sua equipe pelo acolhimento na visita da equipe de Buriti (MA) a UBS Baixinha que ocorreu hoje pela manhã. Troca de experiência muito importante para o desafio que será resgatar o processo de Planificação em Buriti. Agradecer a equipe do CEAMI, em nome de Kalyanne Paiva, que também nos acolheu. Momento muito rico de troca de experiência entre os profissionais desses municípios. O nosso objetivo foi alcançado e os profissionais trouxeram muitas informações e ficaram empolgados com a visita. Tenho certeza de que bons frutos colheremos”, destacou.

Palavras chaves: ,