Dando início às ações da Campanha Outubro Rosa, mês de prevenção ao câncer de mama, a Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Indústria e Comércio, lançou nessa terça-feira (28), no Caxias Shopping Center, o edital “Selo Empresa Amiga da Saúde da Mulher” para empresários e sociedade civil, tendo como objetivo promover a melhoria da qualidade de vida e a promoção da saúde das mulheres de Caxias (MA).

Conforme o edital disponível no site da Prefeitura de Caxias (caxias.ma.gov.br), o processo de seleção do “Selo Empresa Amiga da Saúde da Mulher” visa a premiação das empresas que se destacarem na promoção da saúde da mulher. O processo seletivo tem inscrição gratuita e ficará disponível entre os dias 28 de setembro a 25 de outubro de 2021.

Francyane Barradas, gestora de projetos da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, explicou mais sobre o selo. “O Selo Empresa Amiga da Saúde da Mulher tem como propósito promover a saúde da mulher dentro das empresas, por isso nós fizemos o maior esforço para o lançamento desse selo e mostrar para os empresários o passo a passo do edital. O que a Secretaria de Política para Mulheres busca com esse projeto é impulsionar a promoção da saúde da mulher”, disse.

Andréia Almeida, coordenadora da Saúde da Mulher da Secretaria Municipal de Saúde, destacou a importância do projeto para as mulheres caxienses. “Esse projeto é muito importante, porque visa à prevenção e a promoção da saúde da mulher. Isso é de grande valia para mulher caxiense, porque ela vai ser valorizada. Os empresários da cidade vão incentivar a fazer essa promoção em saúde”, destacou.

Elisa Torres, secretária Municipal Adjunta de Políticas para Mulheres, ressaltou a importância da mobilização de empresários para a promoção de saúde da mulher. “No Outubro Rosa, a Secretaria de Políticas para Mulheres trabalha em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde na campanha contra o câncer de mama e de colo do útero. Desta vez, o que nós resolvemos foi mobilizar os empresários para que eles possam motivar suas colaboradoras a realizarem os exames preventivos”, conta.

Para Rubenilson Luna, coordenador da Atenção Primária, as parcerias são importantes para a promoção da saúde da mulher no município. “Não fazemos saúde sem parceria, todos os setores são envolvidos. Apesar de ainda estarmos no mês de setembro, já estamos antecipando as ações da saúde da mulher para o Outubro Rosa, fazemos a parceria com quem tem interesse para cuidar melhor das mulheres do nosso município. A Atenção Primária tem um papel muito importante, porque é o primeiro ponto de atenção da mulher dentro do serviço de saúde”, disse.

“A maior importância desse trabalho é a saúde da mulher. É gratificante saber que as mulheres estão fazendo os exames preventivos, assim estarão evitando um câncer”, disse Dirce Maria, presidente da ANLUC.

Cynthia Lucena, vereadora e Procuradora da Mulher no legislativo, também destacou a importância do projeto para o município. “É um projeto piloto da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, todos os setores da saúde terão atendimentos às mulheres e as empresas irão ganhar esse selo é muito importante e só quem ganha são as mulheres caxienses”, ressaltou.

“Eu achei muito interessante a Secretaria Municipal de Política para Mulheres ter desenvolvido um projeto como esse e ter convocado os empresários para isso, porque nós temos muitas colaboradoras, além de nós empresárias. É muito importante esse despertar, esse olhar para a saúde da mulher”, Luciane Bezerra, empresária.