As ações da Blitz Amor por Caxias continuam no Mirante da Balaiada e na Praça Duque de Caxias (MA), além de outras praças da cidade. A limitação do horário para a permanência de crianças em espaços públicos é até às 22h, desde que estejam acompanhadas, a fim de garantir que os Direitos das Crianças e Adolescentes sejam respeitados dentro das normas que prevê o Estatuto da Criança e do Adolescente, bem como as demais legislações que garantem a proteção dos menores.

As visitações estão sendo observadas para que não haja abusos praticados em espaços públicos. O uso deve ser para todos, desde que haja o respeito ao direito de cada pessoa no usufruto do espaço, que em Caxias (MA) preserva-se o convívio familiar e harmônico, sem uso de entorpecentes ou outras drogas.

A Prefeitura Municipal de Caxias está desenvolvendo este trabalho em parceria com um conjunto de órgãos municipais, estaduais e judiciário: Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social; Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico – por meio da Coordenação do Complexo Turístico Balaiada; Procuradoria do Município; Secretaria Municipal de Segurança – por meio da Guarda Municipal; Conselho Tutelar; Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente; Projeto Árvore da Vida; Polícia Militar e Tiro de Guerra; além do Juizado da Infância e Juventude, Promotoria, dentre outros órgãos que lidam com a garantia dos direitos das crianças e adolescentes.

“O trabalho foi iniciado no sábado, fizemos muitas abordagens com crianças e adolescentes, as notificações foram feitas junto ao Conselho Tutelar. Nessas abordagens, nós aproveitamos o momento também para passar as informações para os adolescentes e jovens. Estamos esclarecendo aos menores de idade, que eles devem andar com um familiar ou responsável. Até às 22h as crianças devem estar acompanhadas. Os maiores de 18 anos precisam comprovar idade, e todos que são menores de idade, estamos convidando para serem levados para casa, acompanhados da Polícia Militar, ao chegarem em casa estamos explicando aos pais porque chegaram dessa forma”, destaca Laniere Silva, vice-presidente do CMDCA

O trabalho visa garantir a segurança, além de realizar ações preventivas com promoção de lazer e bem-estar para a população, permitindo que as famílias, os turistas e visitantes possam aproveitar os espaços de forma tranquila, bem como, assegurando a preservação do patrimônio público que pertence a todos os caxienses.

“Esse trabalho do Tiro de Guerra junto com as ações de integração, estão colaborando com a conscientização desses jovens”, destaca Tenente Albeci, do Tiro de Guerra.

“Nós estamos envolvendo várias secretarias, a segurança e os conselhos, para que com amor possamos ajudar a nossa cidade. Acreditamos que com essas ações vamos conseguir organizar o espaço público. Agradecemos a cada um que está colaborando. Estamos fazendo visitas às praças Dom Luís Marelim e Gonçalves Dias. Pedimos aos pais que não deixem seus filhos saírem de casa sozinhos, para que nós não tenhamos tantas dificuldades”, explica Ana Lúcia Ximenes, secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social.