A Prefeitura de Caxias (MA), registrou grande movimentação de pessoas nos mais de 20 cemitérios administrados pela gestão municipal, que foram preparados para receber os caxienses que foram reverenciar seus entes queridos.

“Eu estou lembrando da minha avó Inocência Vieira de Queiroz, sinto muita saudade”, destaca Maria das Dores, zeladora.

O Dia de Finados tradicionalmente é uma manifestação católica. A tradição remonta o Século II, quando alguns cristãos rezavam pelos falecidos no momento em que visitavam os túmulos dos mártires. No Século V, a Igreja dedicava um dia do ano para rezar por todos os mortos já esquecidos. Em Caxias, flores, coroas e velas foram colocados nos túmulos como forma de lembrar de todos aqueles que já estão no plano espiritual.

“Meus pais, sobrinhos e irmãos. Eu vim lembrar com muita saudade deles. A gente vem com muito pesar, mas é o jeito”, afirma Raimunda Maria, pedagoga.