No Dia da Consciência Negra, celebrada em 20 de novembro, em tributo à morte de Zumbi dos Palmares, em 1695, um dos maiores líderes negros do Brasil que lutou pela libertação do povo contra o sistema escravista, nossa reportagem conversou com representantes da Coordenação da Igualdade Racial em Caxias, criada pela gestão municipal em 2021, que integra a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS). O lugar de fala para o movimento negro dentro da gestão municipal é algo importante para a construção de políticas públicas.

“Hoje temos uma coordenação, supervisão e articulação para trabalharmos as políticas públicas. Nós agradecemos ao prefeito Fábio Gentil e a secretária Ana Lúcia Ximenes que nos ajudam a trabalhar o social diante das comunidades quilombolas e de Matriz Africana”, frisa Ivan de Oxossi, coordenador da Igualdade Racial em Caxias (MA).

“É um trabalho de formiguinha de ir até as comunidades. As ações que estão voltadas para os quilombolas são sonhos realizados, pois lutamos para chegar a essas comunidades, e ter a oportunidade de mostrar os benefícios as políticas sociais, como a Tarifa Social. Nosso objetivo é levar as pessoas a fazerem parte do Cadastro Único. Não estamos indo apenas neste mês da Consciência Negra, estamos indo as mais de 40 comunidades quilombolas”, frisa Claudiane Silva, articuladora de Projetos da Coordenação de Igualdade Racial.

Muitas políticas sociais têm sido levadas para as comunidades rurais, graças a interlocução, que é o caso da Tarifa Social, melhorias na infraestrutura e acessibilidade às políticas públicas. Na coordenação há um cadastro das comunidades quilombolas que são visitadas para que as demandas sejam conhecidas e apresentadas a gestão pública municipal.

“Todas as iniciativas voltadas à igualdade social passam por nós, a partir disso sugerimos para levar o trabalho à frente. As comunidades de matriz africana são cadastradas e nós fazemos as visitas. Nossa meta é cuidar da população negra em nosso município”, frisa Ivan de Oxossi, coordenador da Igualdade Racial em Caxias (MA).

“O Prefeito Fábio Gentil esteve conosco em comunidades quilombolas, onde nasceu a oportunidade de criação do núcleo, e agora a coordenação. Antes era irrisória a quantidade de pessoas que faziam parte do Bolsa Família, e nós conseguimos ampliar. Essa sensibilidade da Prefeitura é importante para dialogar com a população”, lembra Claudiane Silva, articuladora de Projetos da Coordenação de Igualdade Racial.

Comunidades autodefinidas, certificadas ou tituladas são os principais focos das políticas sociais voltadas às comunidades. A ampliação dos espaços de interlocução para o movimento negro é reforçada no Dia da Consciência Negra, pela coordenação da Igualdade Racial que luta em prol do respeito aos negros e a superação dos preconceitos.

“Nós que somos resistentes na cultura, estamos sempre lembrando para que os movimentos sejam ativados, e a comunidade negra possa se mobilizar para seguir em frente”, destaca Ivan de Oxossi, coordenador da Igualdade Racial em Caxias (MA).

“Nós estamos em diálogo para que as pessoas tenham acesso a trabalhar a terra na zona rural, cesta básica, kits para as grávidas, carteiras dos idosos e construção de pontes em comunidades dentro dos quilombos. Nós acreditamos que a libertação ainda não aconteceu como gostaríamos. A consciência negra nos dá a consciência de irmos em busca dos nossos direitos. Hoje é um dia importante, onde o estado e município colaboram para que a gente possa celebrar esse dia, mas precisamos de mais. Nós queremos que todos possam se autodefinir e dizer que é negro ou negra, e está aqui para lutar pelos seus direitos”, lembra Claudiane Silva, articuladora de Projetos da Coordenação de Igualdade Racial.

O prefeito de Caxias, Fábio Gentil e a secretária municipal de Governo Amanda Gentil, se manifestaram em suas redes sociais ressaltando a importância do respeito a todo povo negro de Caxias, do Brasil e do Mundo.