Nessa sexta-feira (26) a equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) Vila São José realizou atividade da Campanha Novembro Azul, de combate e prevenção ao câncer de próstata, no Centro de Convivência Irmã Clara. A ação foi realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social.

Foram ofertados ao público testes rápidos, solicitação de exames de rotina e para rastreio da doença. Além de orientações nutricionais e informações sobre prevenção ao câncer de próstata. Na ação estiveram presentes profissionais de educação física, nutrição, enfermagem e agentes comunitários de saúde.

Raquel Lima, enfermeira da Unidade Básica de Saúde (UBS) Vila São José, destacou os serviços oferecidos. “Hoje nós estamos ofertando teste rápidos para HIV, sífilis, hepatites B e C, estamos solicitando exames de rotina e para rastreio do câncer de próstata. Também iremos dar orientações quanto a prevenção ao câncer de próstata”, disse.

Romário Lopes, representante do Centro de Convivência Irmã Clara, ressaltou a importância de levar informação sobre a saúde do homem. “É um evento que a gente faz para desmistificar essa ideia de que o homem não pode se cuidar, as vezes somos criados de uma maneira que a gente acha que não precisa. Nós tentamos mostrar para eles, aqui na comunidade, que o homem também tem que se prevenir, já que o câncer de próstata é muito constante no Brasil, principalmente porque os homens deixam de se cuidar”, frisou.

“Eu achei muito boa a palestra sobre saúde. Me senti muito bem hoje”, contou o morador, Severino da Conceição.

Palavras chaves: ,