Durante o evento de entrega dos 40 kits de livros para as escolas municipais das zonas urbana e rural, pela Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT), foi realizada a apresentação da árvore de Natal do Farol do Saber, que este ano traz uma homenagem especial aos escritores caxienses. O Farol tem a coordenação compartilhada com uma profissional do Estado e outra, do Município, que além de montar a árvore com enfeites tradicionais, homenagearam os escritores caxienses brasileiros, dentre eles: Graciliano Ramos, Coelho Neto, Wibson Carvalho, Julimar Silva, Carlos Aroucha, Joseane Maia, Beatriz Reis e Carvalho Júnior são alguns dos que estão no rol de homenagens.

“É muito gratificante para nós. A gente sentou e resolveu homenagear os nossos escritores caxienses, a árvore que simboliza a paz, o amor, é também uma forma de homenagearmos e reconhecermos os nossos autores”, disse Liana Costa, coordenadora do Farol do Saber.

“Aqui é uma biblioteca, por isso lembramos de Joseane Maia, Carvalho Júnior, Julimar Silva, Coelho Neto, e nada é mais justo do que homenageá-los na Biblioteca do Farol do Saber”, frisa Andrezza Damasceno, coordenadora do Farol do Saber

“Os autores caxienses sempre dão palestras aqui para nós, e é bem interessante colocar eles em primeiro lugar. Assim, todos nós estamos valorizando a literatura. Quem sabe daqui a pouco, os alunos vão estar no lugar desses escritores”, destaca Marciane Brito, bibliotecária do Farol do Saber.

Atualmente a Biblioteca do Farol conta com um acervo de mais de 800 livros, e está aberta à comunidade. A ação faz parte da valorização que o Farol presta à literatura maranhense e caxiense em seus trabalhos. A secretária municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT), Ana Célia Damasceno, durante visita ao Farol destacou a importância desse reconhecimento, que simboliza a afirmação da cultura local, até mesmo em símbolos considerados globalizados como é o caso da árvore de natal.

“O Farol fez uma homenagem aos autores caxienses Carvalho Júnior, Wibson Carvalho, Julimar Silva, Joseane Maia, dentre outros que estão aqui nesta árvore com o clima do Natal, um sentimento tão maravilhoso mostrando que Jesus está presente em nós. Para que o caxiense que chegue aqui, veja que temos livros muito bons, e autores de excelente qualidade”, frisa Ana Célia Damasceno, secretária municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT).