O Programa de Formação Continuada para Servidores da Rede Pública Municipal de Ensino de Caxias (Proservir), desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT), tem por objetivo promover a formação para servidores no intuito de provocar mudanças significativas ao exercício das funções nos contextos escolares em tempos de pandemia da covid-19.

Dessa vez a formação foi realizada na Unidade Integrada Municipal Leôncio Alves de Araújo, destinada aos professores de Filosofia da rede pública municipal. “Nesse encontro tivemos como tema central “Porquê somos contrários a Natureza Humana”. Eu discorri sobre o sub tema que seria, “O Que é a Natureza Humana”, falando de linguagem, cultura e liberdade. É claro que existem outras coisas que nos diferenciam de outros animais, mas relativo a linguagem, cultura e liberdade, somos únicos, pois nós temos a linguagem em todos os aspectos”, frisa Delcy Silva, professora.

A professa de Filosofia Edina Rodrigues que atua na UIM Renato Vilanova, localizada no Povoado Boa Hora, destacou os benefícios da formação. “Essa formação é de suma importância para os professores da área e demais segmentos que envolvem educação. Fico muito feliz em receber esse conhecimento, agradeço a secretária de Educação que valoriza os professores para melhorar o desempenho como profissionais, e que nos oportuniza como momento de aprendizagem, reflexão que vai ser repassada através de aula, e conteúdos com maior qualidade, então é essencial para nós”, frisou a professora.

A professora Luiza Albuquerque da UIM Leôncio Alves Araújo, lembrou que investir em educação e na formação é algo essencial. “Ótima formação com professores preparados e com currículos invejáveis, investir em educação é avançar na formação dos professores para melhorar a educação municipal”, lembra a professora.

“O tema abordado foi elaborado para satisfazer os anseios dos educadores. Eu vim falar sobre a importância da liberdade para o ser homem, e esse possa entender a finalidade de como é importante o momento humano”, ressalta Professora Telma, palestrante.

“Estou satisfeita com a formação, pois estamos aqui dialogando e refletindo sobre o atual contexto, com uma temática que diz que ficamos presos a situações contrárias a nossa natureza humana. Então, estamos com essa finalidade de refletir, nesse encontro tivemos um diálogo descontraído, onde cada um expõe seu ponto de vista, discutindo ideias. Todas as áreas foram contempladas, o importante foi colocar o ponto de vista de cada um no atual contexto pandêmico e com muitas vertentes”, destacou Francisca Amujacy, coordenadora da formação.