A Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Adjunta de Limpeza Pública, quer ver a cidade limpa. Com isso, a gestão municipal tem promovido ações de limpeza em todos os bairros, além de realizar o recolhimento diário do lixo domiciliar.

O trabalho de limpeza é amplo e compreende o recolhimento de lixo domiciliar e hospitalar, retirada de entulhos e restos de poda de árvores das ruas, varrição, limpeza das praças e a desativação de pontos de lixos na cidade.

Mensalmente, a Secretaria retira das ruas cerca de 2 mil toneladas de lixo domiciliar e mais de 4.600 toneladas de lixo da patrulha, varrição, hospitalar e restos de poda.

A desativação dos lixões também tem sido um trabalho diário. A última grande ação ocorreu no bairro Pai Geraldo, onde as equipes conseguiram fazer a retirada de mais de 1000 toneladas de entulhos que ficavam às margens da Avenida Central.

Nesta semana, os mesmos serviços foram concentrados na Avenida Luiz Sales, no bairro Ponte.

O trabalho de limpeza na cidade envolve uma grande quantidade de profissionais das secretarias de Limpeza Pública, Urbanismo e Infraestrutura.

“Estamos limpando a cidade toda, vendo onde há pontos de lixões, fiscalizando e pedindo a colaboração das pessoas. O lixo é prejudicial para a população, além de trazer doenças, deixa a cidade com uma estética desagradável. Nossa meta é acabar com esses lixões clandestinos e intensificar os serviços de limpeza em toda a cidade”, afirma José Miguel, secretário de Infraestrutura.

A gestão municipal tem feito um grande esforço para manter a cidade limpa, mas também solicita a colaboração dos moradores para que não joguem lixo nas ruas, respeite os horários da coleta domiciliar e denuncie irregularidades. O número para denúncias é o da Blitz Urbana: (99) 98540-6413.