O Natal Iluminado de Caxias faz a alegria dos caxienses, e nesse sábado (18), contou com a riqueza da cultura caxiense em sua grande expressão mais uma vez. No Mirante da Balaiada, foi aberta a Feira da Arte de Caxias, mostrando diversidade do artesanato local. A feira já está em sua 7ª edição, e em 2021 faz parte da programação do Natal Iluminado de Caxias, congregando os artesãos locais. A feira vai de 18 a 24 de dezembro de 2021.

“Eu trabalho com quadros bordados e faço bordados em ponto cruz e aquarela. E aqui na feira estão com preços promocionais. Quem puder participar venha”, lembra Paloma Barros, artesã.

“Fazemos móveis para casa, áreas externas e só uso madeira de reflorestamento. A minha esposa faz algumas pinturas comigo para incrementar, principalmente estas peças decorativas”, frisa Clauber Lopes, artesão.

“É uma diversidade de arte, em todas as suas tipologias e modalidades, artesanato, artes visuais. Estamos em parceria com a Prefeitura de Caxias, com o Natal Iluminado. Muitas pessoas vivem somente do que elas vendem, é para a subsistência delas. Então, a arte abre oportunidades”, frisa Cid Brito, organizador da feira.

“Essa é a sétima edição e todos os anos nós participamos. Agora estamos reunidos em associação e fizemos uma parceria com o Coletivo Feira da Arte, que para a nossa alegria faz parte da programação do Natal Iluminado”, disse Neta Pinheiro, presidente da Associação dos Artesãos de Caxias (MA).

Teve também quem foi apresentar um novo produto ao mercado local. “Estamos na exposição com a Néctar Açaí que está entrando no mercado agora, com polpa 100% natural vindo do Pará, e hoje estamos fazendo degustação gratuitamente”, frisa Jeferson Leonardo, empreendedor.

Além disso, atrações se apresentaram no local: Dj Gildenor e Rita Luz, Coletivo de Natal, Espetáculo Alice: deu a louca no país das maravilhas e grupo Lagarta Pintada.

“A gente quer fazer humor utilizando os clássicos da Disney, mas ao mesmo tempo fazendo uma homenagem ao Natal Iluminado, porque esse Natal que está sendo divulgado no Brasil inteiro merece ser homenageado”, destaca Érika Almeida, grupo teatral Eava Fênix.

Já no Centro de Cultura outras manifestações culturais também passaram pelo palco principal do Natal Iluminado, no Centro de Caxias (MA): Acendimento das luzes de Natal, com o Espetáculo Magia de Natal; Coral Cojac, Felipe Carneiro (participação especial), Orquestra Bom Menino, Natal da Frozen e Banda Círio de Natal.

“A gente já vem se preparando desde novembro para agradar todo o nosso público de Caxias (MA)”, frisa Jhony Rios, maestro da Orquestra Bom Menino.

O Natal Iluminado de Caxias segue até o dia 6 de janeiro de 2022. Neste domingo (19), tem o Show do Lago Encantado do Complexo Turístico de Veneza.

“Estamos na semana que antecede o Natal, e nossa ideia é esquentar ainda mais, fazendo esse circuito do morro, com várias opções na cidade, com Mirante, Centro de Cultura com atrações para os caxiense e os turistas possam conhecer a nossa cultura e o nosso patrimônio histórico”, disse Léo Barata, secretário de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico.