As vacinas contra a covid-19 e Influenza estão disponíveis em todas as unidades básicas de saúde (UBSs). Embora a procura esteja existindo, a coordenação da Vigilância Epidemiológica reforça junto à população, a importância da busca pela vacina na UBS mais próxima de sua residência.

“Como estamos em meio a uma pandemia, é importante que as pessoas ao sentirem alguns sintomas, façam o teste. Não testando para a covid-19, tratamos a síndrome gripal. Não só aqui, mas em todo o país o que tem funcionado são as vacinas”, lembra Verônica Aragão, coordenadora da Vigilância Epidemiológica.

Nos últimos dias houve um aumento em casos de síndromes gripais e covid-19, devido ao relaxamento de medidas como uso de máscara e o desrespeito ao distanciamento social. Por isso, as recomendações quanto à prevenção são as mesmas. A coordenadora pede a colaboração da população para que os protocolos sejam mantidos, a exemplo de manter o distanciamento social, usar máscara, lavar as mãos e evitar aglomerações.

“Percebemos que ao testar pessoas que já haviam sido vacinadas, houve um aumento de casos de covid-19. Observamos que está subnotificado, as pessoas relaxaram quanto as medidas preventivas. É importante que as pessoas busquem a unidade de saúde mais próxima de sua residência. Em todas as Unidades Básicas de Saúde têm vacina contra a covid-19 e Influenza, a de reforço tem na Clínica do Unifacema, no Residencial Eugênio Coutinho”, destaca Verônica Aragão, coordenadora da Vigilância Epidemiológica.