A primeira reunião para tratar sobre a Força Tarefa que vai atuar no período do Carnaval em Caxias (MA), foi realizada nesta quarta-feira (23), no quartel da Polícia Militar, envolvendo a Secretaria Municipal de Segurança, a Guarda Municipal, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil, além da Polícia Militar. O objetivo é traçar estratégias para a atuação na fiscalização, visando coibir a realização de eventos públicos que promovam aglomerações, bem como a fiscalização em ambientes privados onde há a limitação de público, que devem seguir os protocolos sanitários.

“Mesmo sabendo que não teremos Carnaval, todos os órgãos de segurança e a Prefeitura irão trabalhar como se houvesse a festividade. Pedimos a comunidade, que atenda aos órgãos de segurança, principalmente som automotivo, pois sabemos que é proibido”, destacou Cel. Ricardo Almeida, comandante do 2º BPM.

“O Decreto Municipal foi feito para que não exista aglomerações, devido a contaminação que ainda é existente. Estamos trabalhando para dar cumprimento ao Decreto, e esperamos que as pessoas se conscientizem por ser uma questão de saúde pública”, frisa William Carvalho, comandante da Guarda Municipal.

“Estamos aqui reunidos com a Guarda Municipal e a Polícia Militar, justamente para fazer cumprir o Decreto, que regula a questão do Carnaval em Caxias (MA). Então, nós vamos fiscalizar toda cidade para evitar  aglomerações”, destaca Sargento Mesquita, secretário municipal de Segurança.

“Na legislação municipal existe uma exceção para períodos festivos, devidamente controlada pelos órgãos, cada um na sua função. No ano de 2022, ainda atravessamos uma situação de pandemia. Em virtude disso, a Prefeitura, seguindo as recomendações do Ministério Público e do Governo do Estado proibiu a realização de eventos públicos carnavalescos em ambientes públicos. O nosso intuito é garantir a segurança e a saúde da população, reduzindo o índice de mortalidade em relação a covid-19, e que todos possam ter um bom Carnaval, mas que brinquem nas suas casas”, orienta Pedro Marinho, secretário municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil.

Uma segunda reunião mais ampliada, envolvendo outros órgãos vai acontecer quinta-feira (24), a partir das 16h, no Quartel do 2º Batalhão de Polícia Militar. A proposta é trabalhar um cronograma de trabalho visando orientar a população sobre a importância da preservação da vida, considerando que a proibição da realização do Carnaval tem por objetivo controlar a pandemia no município, principalmente evitando a disseminação da covid-19 para impedir o adoecimento, e por conseguinte, internações.

“Nessa primeira reunião nós deliberamos sobre alguns assuntos que serão debatidos com o Delegado Regional e o comandante do Corpo de Bombeiros nesta quinta-feira (24), às 16h, na sede do comando”, destaca Cel. Ricardo Almeida, comandante do 2º BPM.