Na manhã desta segunda-feira (28), a Carreta da Saúde de Combate à Hanseníase iniciou os atendimentos em Caxias. A unidade móvel está instalada na Praça Dias Carneiro (Praça do Pantheon), e segue ofertando serviços até terça-feira (29). A ação é uma parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Saúde.

Dentre os serviços oferecidos estão: Consulta médica e avaliação dermatoneurológica de manchas suspeitas de hanseníase, testes rápidos para HIV, hepatite B e C e sífilis, exames citopatológicos (preventivos), teste de antígenos para covid-19, aferição de pressão arterial, atividades educativas sobre tuberculose e consulta médica para detecção de casos.

Cícero Rodrigues, coordenador municipal do Programa de Controle da Hanseníase, reforçou o convite para a população procurar os serviços ofertados pela carreta. “O que nós queremos é chamar atenção da comunidade para que venham até a carreta fazer avaliações, principalmente pessoas que tenham manchas no corpo, porque para nós essas manchas são suspeitas de hanseníase. Aqui nós fazemos avaliação, o paciente passa por consulta e o médico irá descartar ou confirmar o diagnóstico da doença. É importante lembrar que quanto mais cedo se procura o atendimento médico, mais cedo irá ser iniciado o tratamento e consequentemente será curado da doença mais rapidamente”, disse.

“A hanseníase é uma doença preocupante. As vezes a pessoa tem uma mancha e pode confundi-la com outras doenças, uma exemplo é a doença popularmente conhecida como “pano branco”, para isso nada melhor do que um médico dermatologista, que é o profissional que está presente nesta ação para examinar e verificar se é somente uma dermatose ou se é hanseníase”, frisou Verônica Aragão, coordenadora da Vigilância Epidemiológica.

A secretária municipal de Saúde, Mônica Gomes, destacou que além de serviços focados no diagnóstico da hanseníase, a unidade móvel também está ofertando serviços de saúde em outras áreas. “A Carreta da Saúde de Combate a Hanseníase é uma iniciativa do Governo do Maranhão para enfatizar o programa de hanseníase, porém esse mês as ações são alusivas ao combate e controle da tuberculose, então nós decidimos unificar os dois eventos. Aqui estão sendo realizados atendimento médico, aferição de pressão, coleta de testagem de covid-19, citologia, entre outros serviços. É uma ação de saúde ampla”, explicou.

“Esses serviços são ótimos, pois a população quando vem ao Centro da cidade já aproveita e faz os testes e exames necessários”, afirmou Márcio Santos, participante da ação.