A Carreta da Saúde de Combate à Hanseníase encerrou nesta terça-feira (29), os atendimentos de saúde em Caxias. Durante a ação, foram ofertados consultas médicas, avaliação dermatoneurológica de manchas suspeitas de hanseníase, testes rápidos para ISTs, testes para covid-19, aferição de pressão, entre outros serviços.

“No momento da coleta, fazemos uma avaliação clínica, ficamos sob alerta e orientamos os nossos pacientes. A Carreta veio para fortalecer os serviços que já realizamos nas unidades básicas de saúde”, frisa Nyara Marques, enfermeira.

A iniciativa foi um complemento da Campanha Janeiro Roxo, mês de prevenção e combate à Hanseníase. Além da Campanha, as ação de prevenção a doença acontecem durante todo o ano nas unidades de saúde da cidade. Durante os dois dias em Caxias, os profissionais da Carreta realizaram 78 atendimentos de casos de Hanseníase.

O coordenador municipal do Programa de Controle da Hanseníase, Cícero Rodrigues, falou sobre os serviços ofertados. “Foram feitas avaliações e consultas, inclusive dermatoneurológica, quando houve necessidade. Para os casos suspeitos, foram solicitados basciloscopia para confirmação posterior, já para casos confirmados, o paciente já saiu da Carreta com a medicação e foi encaminhado para dar continuidade ao esquema terapêutico na unidade de saúde mais próximo de sua casa”, conta.

O guarda municipal, Rafael Ferreira, aproveitou os serviços ofertados na unidade móvel e destacou a importância da iniciativa para a população. “Estar ofertando esses serviços de saúde para a população, é muito importante, pois chama a atenção de todos para cuidarem da saúde, além da facilidade  do acesso às consultas e exames”, finalizou.