A Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Semect), realizou um encontro no auditório da Semect para conceder as autorizações para os Assistentes de Alfabetização do Programa Tempo de Aprender e Brasil na Escola. A gestão municipal aderiu aos programas federais e agora tem como objetivo melhorar a qualidade do ensino nas escolas da Rede Pública Municipal.

Os Assistentes de Alfabetização do Programa Tempo de Aprender vão atuar junto aos professores do 1º e 2º ano para que assim, a qualidade do ensino e da aprendizagem no âmbito da alfabetização, melhore a educação.

“O Programa Tempo de Aprender é um programa que irá atender alunos de 1º e 2º ano do ensino fundamental. Houve a primeira fase com a seleção. E, na segunda fase, foram entregues autorizações para os voluntários do programa. É uma contribuição relevante, pois neste momento de retorno das aulas presenciais, é maior o número de profissionais envolvidos neste processo de ensinar e aprender”, frisa Luzenir Ximenes, Coordenadora do Programa Tempo de Aprender.

Já o Programa Brasil na Escola, tem a finalidade de engrandecer e fomentar a permanência, as aprendizagens e a progressão escolar, com equidade e na idade adequada dos estudantes matriculados nos anos finais do Ensino Fundamental.

“Aqui foi cumprida mais uma etapa dos Programas Brasil na Escola e Tempo de Aprender, e esses voluntários como podemos chamar, irão adentrar à escola para colocar em prática as estratégias deste programa, que é um programa federal, então nós trabalhamos no programa Brasil na Escola, em busca das metas que as escolas estipularam dentro do seu plano de ação. Esses profissionais voluntários irão permanecer até dezembro, com a finalidade de melhorar os índices da educação e também evitando assim que os alunos abandonem as escolas”, frisa Ana Maria Lima, coordenadora do Programa Brasil na Escola.

“Esse é um momento especial e de gratidão, pois estou no último período e ter essa experiência nesse instante é de suma importância para eu atuar como uma professora, já que eu me enquadrei em todos os requisitos citados, agora é atuar da melhor maneira possível” disse Rejane da Silva, estudante de Pedagogia.

Segundo a coordenadora de Currículos e Programas da Semect, Delcy Silva, esta é mais uma etapa a ser cumprida com as adesões desses programas. “Quando a Prefeitura Municipal aderiu, abraçamos a ideia e lançamos o edital, para selecionar os profissionais que hoje estão aqui recebendo autorização para poder atuar no 1º e 2º ano, no caso do Programa é Tempo de Aprender e no Brasil na Escola, que irão ensinar nos anos finais do ensino fundamental e estarão fazendo um reforço para esses alunos, para que eles possam ter uma aprendizagem mais eficaz e significativa”, frisa.

A Secretária da Semect, Ana Célia Damasceno, compareceu ao evento e destacou os benefícios que as escolas irão ter com essas adesões. E, ressaltou a importância do apoio da gestão municipal.

“Esses são dois programas do governo federal, que a gestão de Fábio Gentil aderiu e nós estamos dando encaminhamento. A princípio fizemos uma seleção de currículo com mais de duzentas inscrições e selecionamos oitenta profissionais que aqui estão recebendo as suas autorizações para atuar. Temos a parabenizar a equipe da Semect, que fez este trabalho com excelência e esses profissionais logo estarão chegando nas escolas”, destaca Ana Célia Damasceno.

Palavras chaves: ,