A Guarda Municipal de Caxias (MA), participou representando a Prefeitura na abertura da Campanha Maio Amarelo, realizada pela Circunscrição Regional de Trânsito (CIRETRAN), nessa terça-feira (10), no auditório da UNIFACEMA.

A Campanha já havia sido lançada no início no do mês em São Luís (MA), pelo Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (DETRAN-MA). Este ano o tema trabalhado é “Juntos Salvamos Vidas”.

A ação visa lembrar que cada cidadão é responsável pelo cuidado com a vida no trânsito, destacando o respeito e a responsabilidade com as pessoas nos seus deslocamentos diários. De acordo com o movimento Maio Amarelo, entre 2019 e 2020 os números de mortes no trânsito voltaram a subir. Segundo dados do DATASUS do Ministério da Saúde, foram 31.945 mortes em 2019 e 32.716 em 2020, os óbitos de 2021 só devem ser parcialmente divulgados entre setembro e outubro de 2022.

O Comandante da Guarda Municipal de Caxias,  William Carvalho, que representou a Secretaria Municipal de Segurança no evento, destacou a importância do caráter educativo da campanha.

“Gostaria de agradecer o convite da direção do Ciretran para participar desta campanha. Apesar da GMC não fazer parte da CNT, está diretamente sempre dando apoio e conscientizando a população. Educar é melhor do que punir. O maior índice de acidentes de trânsito é por falha humana. Se conseguirmos conscientizar a população, podemos evitar vários acidentes. Juntos salvamos vidas”, destaca Willian Carvalho, comandante da Guarda Municipal.

No evento, estavam presentes representantes das forças de segurança de Caxias, a Polícia Rodoviária Federal, Tiro de Guerra e Hemomar Caxias. A gestora de Programas e Projetos da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT), Delci Silva, falou sobre a educação como prevenção de acidentes.

“Nossas escolas estão de portas abertas para a Campanha Maio Amarelo. Juntos podemos educar nossos jovens e conscientizar para que todos façam a sua parte”, disse Delci Silva, gestora de Programas e Projetos da SEMECT.

A coordenadora de educação para o trânsito do 2ª CIRETRAN de Caxias, lembrou que, além da conscientização para reduzir os acidentes, será realizada uma Campanha de Doação de Sangue, que vai culminar com a doação voluntária no dia 17 de maio na sede da CIRETRAN em Caxias.

“A 2ª CIRETRAN Caxias está empenhada nessa volta às atividades do Maio Amarelo 2022. Após dois anos sem realizar ações educativas presenciais, estamos focando na reaproximação com a sociedade e com a realização de palestras em empresas, escolas e órgãos públicos. Nosso calendário da campanha segue com ações até o dia 02 de Junho, quando acontecerá o encerramento no auditório da UNIFACEMA. Estamos confiantes com os resultados das ações, na diminuição do número de acidentes no trânsito em nossa cidade, pois Caxias está entre os 3 primeiros municípios com o maior índice de acidentes de trânsito no estado do Maranhão, precisamos mudar esses dados”, Alainne Sales, coordenadora de educação para o trânsito 2ª CIRETRAN Caxias.

Outras informações sobre a Campanha Maio Amarelo poderão ser obtidas no site da Ciretran.