Em alusão à Campanha Maio Amarelo forças de segurança e de trânsito municipal e estadual, realizaram uma ação educativa na Avenida Senador Alexandre Costa. Na ocasião, a Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Guarda Municipal, Ciretran e agentes de trânsito uniram forças para realizar o trabalho de orientação para que haja a diminuição de acidentes.

“Estamos realizando esse trabalho para conscientizar as pessoas. Nas BRs fazemos campanhas educativas, mas também punitivas. Aqui nós estamos em parceria lembrando as pessoas sobre o respeito às regras de trânsito”, destaca Rêgo, PRF.

“O intuito não é punir, mas educar. O tema do Maio Amarelo é ‘Juntos Salvamos Vidas’, para que possamos reduzir os índices de acidentes de trânsito. Porque não há uma punição maior do que pagar com a própria vida”, destaca Willian Carvalho, comandante da Guarda Municipal.

“A gente vê as pessoas andando muito rápido. Esse trabalho que vem sendo realizado é bom demais. Eu nunca fui multado, porque eu ando com minha moto em dia e de forma correta no trânsito”, diz Alberto, mototaxista.

Muitas pessoas foram paradas. Quem estava sem capacete foi obrigado a ir buscar em casa o equipamento de proteção. O momento foi educativo, e de exigência de equipamentos básicos para que a condução esteja de acordo com as leis de trânsito. Os profissionais também realizaram orientações sobre os riscos da alta velocidade, o uso do capacete, cinto de segurança, verificação das condições dos veículos, a importância da habilitação, dentre outras.

“Nós estamos educando a população. Quem tiver com alguma irregularidade, vamos orientar para que a pessoa se regularize”, destaca Ricardo Almeida, comandante do 2º BPM.

“Nós estamos realizando ações presenciais, além de palestras em instituições. Estamos também planejando Blitz em outros dias da semana e eventos que estão em nosso cronograma do Maio Amarelo 2022”, frisa Alainne Sales, coordenadora de Educação para o Trânsito 2ª CIRETRAN Caxias.

“Estamos hoje na avenida, porque já ocorreram muitos acidentes. Os motociclistas, estão sendo orientados sobre o uso dos retrovisores, capacetes, respeito ao pedestre, diminuição da velocidade a fim de que as pessoas tenham mais atenção no trânsito”, destaca Williams, agente de trânsito.