Devido o período chuvoso e o aumento de casos de arboviroses, como dengue, chikungunya e zika, a Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, e da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) tem intensificado suas ações de combate ao Aedes aegypti no município. Uma das estratégias que estão sendo desenvolvidas é a realização de mutirões de visitas domiciliares dos agentes de combate às endemias, aos bairros que tiveram maior incidência de arboviroses.

Os agentes realizarão vistorias em quintais e terrenos baldios, eliminação e tratamento de criadouros do mosquito, e atividades de educação em saúde. Esaú Nogueira, supervisor do Programa de Dengue, falou sobre a ação que está sendo realizada. “Nós temos 5 equipes destinadas para executar o trabalho de combate a dengue nos bairros. Iremos adentrar em todas as casas possíveis para fazer a eliminação, tratamento e a coleta de larvas, para que o laboratório identifique o índice de infestação no bairro“, explicou.

Maryanne Santos, supervisora do Núcleo de Educação em Saúde, Planejamento e Epidemiologia da UVZ, destacou a importância da população em realizar medidas de prevenção contra as arboviroses. “Os agentes que trabalham no Programa de controle das arboviroses realizam visitas domiciliares em um período de dois meses nas residências, por isso é importante que o morador realize medidas preventivas de combate ao Aedes aegypti rotineiramente nesse intervalo de tempo. A prevenção continua sendo a melhor solução”, frisou.

Cada família pode fazer a sua parte, deixando os quintais limpos e evitando os criadouros do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika, o Aedes aegypti.

Palavras chaves: , ,