CULTURA – Semana de Museus tem sucesso de público durante os 13 dias de exposições em Caxias (MA)
Depois de 13 dias de muito trabalho e exposição, o Memorial da Balaiada realizou o encerramento da Semana Municipal de Museus, em alusão ao Dia Internacional do Museu, celebrado em 18 de maio. Este ano, o evento chegou a sua 20ª edição e abordou o tema “O Poder dos Museus”. Estudantes da escola Joaquim Francisco prestigiaram o último dia da Semana de Museus. O Memorial da Balaiada é administrado pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico da Prefeitura de Caxias (MA).
“Foi muito bom pra gente aprender mais. Eu descobri agora que temos essa riqueza na cidade”, disse Natalia Dias, estudante.
“Hoje foi uma experiência nova. A gente olhou os objetos, têm as histórias”, disse Francisco Guilherme, estudante.
“Estamos aqui para mostrar a importância da história local. Nada melhor do que eles observarem a professora Mercilene contar sobre a história local, pra eles valorizarem a nossa cultura”, lembra Emanuele Brito, professora de Filosofia
Durante a Semana de Museus, o Memorial da Balaiada esteve com duas exposições simultâneas. Uma delas é “Caxias de Memórias”, produzida pelo fotógrafo David Sousa, que aborda um olhar único sobre Caxias, a partir das fotografias que retratam o patrimônio histórico material e imaterial da cidade. E, uma exposição documental, “Desvendando Caxias”, que é coordenada pela historiadora e diretora do Memorial da Balaiada, Mercilene Barbosa Torres e pela museóloga Marília Colnago Píres.
“Gratificante duplamente, porque estou representando a cidade e ao mesmo tempo recebendo essa homenagem. É um momento de grande alegria. O meu trabalho é para a posteridade”, disse David Sousa, fotógrafo.
“O Memorial da Balaiada é o que diz o tema desse ano. O museu é poder quando ele agrega, traz a sociedade para o seu interior, quando ele mostra a história da Balaiada, e nós dizemos que os balaios vivem dentro de nós. Então Caxias é a terra da poesia e do poeta Gonçalves Dias. Caxias vive porque as pessoas fazem com que ele esteja presente, então que Caxias cresça sempre com os ilustres. O museu salvaguarda essa história”, destaca Mercilene Torres, diretora do Memorial da Balaiada.
Durante as exposições o Memorial da Balaiada também chegou a receber a visita de alunos de uma escola de Coroatá, da escola Maçaranduba.
“Nós estamos fazendo um trabalho prático sobre a Balaiada. Estamos vindo de Coroatá. Os nossos alunos ficaram felizes em ver a forma como ela foi apresentada pela professora Mercilene. Nós vamos levar para Coroatá com esse incentivo”, destaca João Filho, professor.
“Foi uma apresentação brilhante, diferente e dinâmica. Os alunos ficam dentro da história. Estamos trabalhando a história da Balaiada”, Dalila Matos, professora.