CULTURA – 9ª noite do São João Que a Gente Quer encanta o público com o brilho das atrações artísticas e a emoção de casamento civil realizado no tablado
O maior São João do interior do Maranhão, promovido pela Prefeitura de Caxias, segue animando os caxienses e quem visita o Parque da Cidade com toda a mistura de ritmos e cores das danças típicas deste período, além de shows de artistas locais, regionais e nacionais.
Na Vila Junina, montada no Parque da Cidade, o visitante pode reviver a tradição de passear pela réplica do largo da Igreja São Benedito. E por lá, o que não falta é o bom forró pé de serra. Na 9ª noite quem embalou o público com o melhor dois pra lá, dois pra cá, foi o trio Os Calangos do Pé de Serra.
As quadrilhas atraíram todos os olhares de quem esteve presente no Parque da Cidade. A diversidade cultural dos grupos, as cores e brilho das roupas, além da alegria de retornar aos palcos depois da pandemia era contagiante nesta 9ª noite de festividade junina em Caxias.
Passaram pelo tablado do Parque da Cidade as quadrilhas Explosão Junina, Flor do Brejo e Sai de Baixo. De quadrilha caipira mirim à junina estilizada, a Sai de Baixo tem mais de vinte anos de tradição. São 6 integrantes, entre dançarinos, apoio e direção, a junina já se apresentou em cidades do Maranhão, Piauí e Ceará. No São João 2022 homenageia o vaqueiro, sua fé e luta, e o amor pelo sertão, com o tema Aboiar. “Estamos contando a história do vaqueiro, aqui mesmo da região, que foi assassinado e depois de muito tempo virou um protetor conhecido como Luís do Boqueirão”, explicou a fundadora da Sai de Baixo, Angélica Ribeiro conhecida como “Roxinha”.
E emocionando o público que lotou o Parque da Cidade nesta 9ª noite de festividades juninas em Caxias, foi realizado um casamento civil. Carmem Lúcia e Raimundo Nunes, dois dançarinos da Junina Sai de Baixo que já são casados no religioso há 25 anos, resolveram oficializaram a união por meio do casamento civil. Eles se conheceram dançando quadrilha e hoje dançam juntos ao lado das duas filhas. O casal escolheu justamente o período junino para a realização do sonho de oficializar o casamento. A união foi oficializada pela juíza de paz do cartório do 4º ofício de Caxias.
“Já são 25 anos de casados. Namoramos 10 anos e depois nos casamos. Nós gostamos do São João e resolvemos casar nesse período”, frisa Carmem Lúcia, integrante da Quadrilha Sai de Baixo.
“Quando tomamos uma decisão dessa nós incentivamos outros jovens a se casarem. Nos conhecemos no São João e resolvemos celebrar para justificar junto à sociedade que somos casados”, disse Raimundo Nunes, integrante da Quadrilha Sai de Baixo.
E São João no Maranhão não pode faltar também o ritmo do bumba meu boi. O Boi Brilho da Juventude, de Paço do Lumiar, encantou os visitantes do Parque da Cidade nesse sábado. O grupo voltou a se apresentar no tablado caxiense depois de 7 anos.
“Este ano, o grupo comemora 26 anos de tradição, inclusive pagamos nossa promessa ontem, pois todo dia 24 temos a promessa e ladainha, é um boi bem tradicional e estamos fazendo a festa em Caxias, eu sou filha de Caxias e vim trazer o nosso trabalho para esta cidade que sempre nos acolhe bem”, ressaltou Cidilene Ferro, secretária do Boi Brilho da Juventude de Paço do Lumiar.
Cada detalhe do São João Que a Gente Quer é divulgado cuidadosamente por uma equipe que não perde um momento e nenhum detalhe no Parque da Cidade, a equipe da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Caxias. O time é formado por profissionais de todas as áreas: editores, produtores, cinegrafistas, repórteres, editores de texto, de redes sociais e apoio para divulgar a todo o Brasil, o melhor São João do interior do Maranhão, durante as 13 noites do evento.
E no palco na 9ª noite do São João Que a Gente Quer, shows de talentosos artistas de Caxias como Davi Lacerda e Banda e Corynga – o diferenciado, trouxeram o melhor do forró. Davi Lacerda cantou para a multidão presente os clássicos do forró e das quadrilhas. “Este ano após a pandemia, estou muito feliz de estar aqui e muito grato a Deus de participar novamente deste evento, e o melhor de tudo com saúde. O último São João que eu participei aqui ainda foi como integrante da banda Forró sem Lei. E este ano em que estamos vencendo cada vez mais as adversidades, podemos curtir ainda mais esse São João Maravilhoso”, agradeceu o cantor, Davi Lacerda.
“É muito importante essa iniciativa da Prefeitura de Caxias em dar oportunidade para os artistas locais, depois de dois anos muito difíceis para a classe dos artistas e da música, isso é valorização. Todo mundo está tendo a oportunidade aqui no São João Que a Gente Quer. Eu faço o que eu amo, e isso é muito gratificante”, ressaltou o vocalista, Corynga.