A Coordenação Municipal da Juventude e o Conselho Municipal da Juventude celebram 9 anos do Estatuto da Juventude com um workshop sobre Protagonismo Juvenil e a Garantia de Direitos. O Estatuto da Juventude é o principal marco legal para as políticas públicas de juventude no Brasil, fruto da mobilização de movimentos e organizações juvenis com o objetivo de aprofundar os direitos já previstos em lei para atender às necessidades específicas das juventudes, respeitando as suas trajetórias e diversidade. O workshop será no Memorial da Balaiada nesta sexta-feira (5), a partir das 9h.

“Tem uma programação e as atividades centrais estão definidas, resolvemos fazer durante todo o mês de agosto diferentes ações a cada semana. No dia 5 de agosto tem um workshop voltado para o público jovem, e no domingo estaremos na Feirinha realizando ações voltadas à juventude, além de uma missa especial”, destaca Kátia Braga, coordenadora municipal da Juventude.

Esse ano a Jornada da Juventude vem reforçando a importância de potencializar as juventudes e ao mesmo tempo dar visibilidade aos talentos de nossos jovens nos campos da cultura, esporte, empreendedorismo, política e de tantos outros espaços.

A proposta é reconhecer e dar visibilidade a essas potências, por isso, nesse mês de agosto queremos celebrar as potencialidades juvenis do nosso município para a música, dança, liderança, empreendedorismo, cuidados da natureza, para a política e não só com potencial de votar, mas também de ser votado, são ações que serão discutidas durante a II edição da Jornada da Juventude.

“Temos na semana seguinte duas datas importantes: o dia 11, Dia do Estudante e o dia 12, Dia Internacional da Juventude; onde faremos uma homenagem no auditório da Prefeitura. Durante todo o mês, vamos fazer palestras nas escolas e promover discussões inter-regional entre a juventude e os idosos, conforme a ONU sugere. Trabalharemos o acesso aos direitos dos jovens, idosos, questões ambientais, depressão e tecnologia. Vamos fazer esse trabalho dentro dos Centros de Convivência de Idosos em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social”, disse Kátia Braga, coordenadora municipal da Juventude.

Agosto é o Mês das Juventudes, por isso, serão 31 dias de conscientização e de ações desenvolvidas para o público jovem. O mês de agosto foi escolhido por conta das diversas datas comemorativas importantes para a pauta das juventudes como o aniversário do Estatuto da Juventude, o Dia do Estudante e o Dia Internacional da Juventude.