A Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT), através da Coordenação de Educação do Campo e Quilombolas realiza o Seminário Integrador de Educação Afro-Brasileira e Indígena. O evento foi realizado na Escola Sinhá Castelo, no Povoado Engenho D’água, no 2º Distrito de Caxias (MA).

O seminário tem por objetivo promover ferramentas emancipatórias para os professores ou estudantes, que auxiliem no reconhecimento e na construção da sua própria história, dos grupos sociais e da coletividade. Durante o evento, houve uma apresentação cultural com alunos da escola, que contagiou o público com o carimbó.

A Educação no Campo e Quilombola busca realizar um trabalho pelo processo amplo de inclusão das famílias na convivência tanto trabalho, escola, cultura, religião combatendo qualquer forma de preconceito. O evento contou com a participação de representantes de secretarias de outros municípios, a exemplo de Elielda Fernanda, da Secretaria Municipal de Educação de Aldeias Altas e a representante de Coelho Neto, Profª Alba Machado Costa. Esteve presente também o vereador Darlan Almeida representando a comissão de Educação, além da secretária nunicipal de Educação, Ciência e Tecnologia de Caxias, Ana Célia Damasceno.

No seminário foi possível retratar a importância dos povos indígenas e quilombolas. Além disso, a ação teve como público-alvo gestores e professores do ensino fundamental I e II (do 1º ao 9º ano) de todas as escolas do campo e quilombolas da Rede Municipal de Ensino de Caxias.