Durante a II Jornada Municipal da Juventude, a Secretaria Municipal de Assitência e Desenvolvimento Social é uma das parcerias da ação que visa promover um encontro de gerações. Com o tema “Solidariedade Intergeracional: Criando um mundo para todas as idades”, a proposta é que a troca de experiências possibilite a descoberta de valores que tornam a vida mais significativa.

A ação acontece por meio da parceria entre a Coordenação Municipal da Juventude (COMUJ) e a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), através dos Centros de Convivência dos Idosos (CCIs) e Centros da Juventude (CJs) durante todo o mês de agosto, que é considerado o mês das juventudes.

Durante as atividades, os idosos são estimulados a falar sobre suas percepções acerca da juventude e a interação com pessoas mais jovens, bem como relembrar sua própria juventude e refletir sobre as diferenças entre os jovens de hoje e os de antigamente. Já com o grupo de adolescentes, são enfatizadas as percepções que têm sobre o processo de envelhecimento e sua relação com as pessoas idosas com quem convivem.

O objetivo é proporcionar troca de experiências e vivências afetivas, facilitando a aproximação entre os diferentes públicos, gerando um relacionamento interpessoal e estimulando a criação de redes de apoio comunitário, contribuindo diretamente para a prevenção de ocorrência de situações de violações de direitos dos mesmos.