O encontro foi na Praça do Viva Cidadão do bairro Campo de Belém em Caxias (MA), nessa terça-feira (16), e no palco os MCs de Caxias e região estavam buscando a melhor rima e os melhores versos, onde o objetivo da disputa é vencer o adversário na base do improviso com versos criados durante a Batalha do Rap. Tudo foi avaliado por um corpo de jurados que acompanhou de perto.

“É um momento que teve início em 2015, que envolvem jovens e adultos de toda a cidade. O objetivo é incluir o jovem na cultura e apesar de ser uma cultura marginalizada, tem muitos jovens que através da música estão conseguindo dá uma vida melhor para sua família”, destaca João Vítor, organizador da Batalha

“A Coordenação da Juventude está tentando abraçar todas as tribos juvenis de Caxias com o objetivo de mostrar o talento dos nossos jovens. Queremos mostrar para o público os diversos estilos musicais, como o rap, hip hop, passinho e o break”, frisa Hans Lima, articulador jovem.

A Batalha do Rap foi promovida pela Coordenação Municipal da Juventude, que integra a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico e faz parte da II Jornada Municipal da Juventude. Para os participantes, a aproximação com o poder público é fundamental.

“Isso é muito importante, porque essa união dá mais estrutura e chama a criançada e a juventude para participar do movimento, tirando-os da rua”, lembra Kalil Jorge, MC e jurado.

“Eu vim para o evento de Caxias para saber como estava o movimento. A galera é bem organizada e eu espero ir para outros lugares. A gente precisa quebrar esse estereótipo de marginalizado, pois essa aproximação ajuda o movimento”, destaca David, MC de Codó.

A ação acontece dentro do Agosto das Juventudes que é celebrada em Caxias pela Coordenação Municipal da Juventude, Conselho Municipal da Juventude e Selo Unicef. A ação busca dar visibilidade aos jovens e aos movimentos e culturais praticadas por eles.

“O Agosto das Juventudes veio trazer a diversidade da juventude e dar essa visibilidade ao Rap. A Coordenação da Juventude e o Conselho da Juventude vem trazer isso, garantir a potencialidade da juventude”, afirma Francijane Santana, presidente do Conselho Municipal da Juventude.

“Quando a gente abre espaço para que o jovem mostre o seu talento, vemos a cultura acontecendo. Nós estamos aqui para dar visibilidade a atividade cultural, e o que eles querem é ter o talento reconhecido”, ressalta Maciel Mourão, secretário adjunto de Cultura.

“A ação de hoje contempla a II Jornada da Juventude no Agosto das Juventudes. Eles mesmo fizeram essa articulação para juntar os jovens aqui. A gente resolveu trazer essa ação para este outro lado para contemplar outros públicos”, disse Kátia Braga, coordenadora da Juventude.