A Coordenação Municipal da Juventude, que faz parte da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico, realizou nessa quarta-feira (31) no auditório da Prefeitura, o encerramento da II Jornada Municipal da Juventude. Na ocasião, foram reunidos diferentes segmentos da sociedade que promovem e colocam os jovens como protagonistas. Eles também foram homenageados, foi o caso dos grupos de Bumba Boi, a Dança do Lili, a Procissão do Fogaréu, dentre outros.

“A OCAT como fundadora da Procissão do Fogaréu, envolve não apenas a parte religiosa, mas também a parte política, onde entra a juventude, ou seja, uma forma de colocar a juventude que faz arte, que cria e que trabalha na cidade”, lembra Richter Wenzel, produtor cultural e representante da Procissão do Fogaréu.

“É importante os jovens serem inseridos na sociedade como um todo. Muitas vezes tentam nos calar e momentos como este nos fazem repensar e perceber que somos força ativa“, lembra Rita de Cássia, coordenadora da Pastoral da Juventude.

“Isso é uma coisa muito boa. Porque é fácil falar sobre o jovem, mas é muito difícil perguntar porque que ele está em determinada situação. Nós estamos tendo um reconhecimento a mais”, frisa Richard Richele (Malvadão), produtor cultural.

A solenidade marcou a conclusão dos trabalhos do Agosto das Juventudes, que é celebrada em Caxias (MA) pela Coordenação Municipal da Juventude, Conselho Municipal da Juventude e Selo Unicef. A ação busca dar visibilidade à cultura praticada pela juventude caxiense, que se manifesta com os mais diversos estilos e maneiras na cidade, seja em movimentos sociais organizados ou alternativos.

“A Dança do Lili trabalha com criança até o idoso. Trabalhamos com a juventude com o coração. Nós queremos colocar o jovem no lugar de cada um deles”, disse Pelé, produtor cultural da Dança do Lili.

“Devido a pandemia, eu fiquei em casa sem fazer nada, então resolvi fazer um curso pela UEMA e foi muito proveitoso. Esse curso educação para o envelhecimento, foi muito útil pra mim“, frisou Augusta Neta, aposentada.

“Nós merecemos que nossos direitos sejam respeitados. Conto com todos os órgãos que estão aqui  e que trabalham a garantia de direitos de todos os segmentos presentes. É importante esse trabalho em rede”, disse Kiara Braga, coordenadora do Selo Unicef em Caxias (MA).

“Estamos sempre reforçando as potencialidades juvenis. O trabalho foi mais para dar visibilidade aos vários talentos da juventude. Nós fizemos encontros e festivais com as diversas juventudes. Hoje nós fizemos questão de homenagear as potencialidades, instituições e grupos da sociedade civil que contribuem com a juventude”, afirma Kátia Braga, coordenadora municipal da Juventude.