A Prefeitura de Caxias (MA), cumprindo compromisso firmado com os profissionais da educação realizou neste sábado (15), Dia do Professor, o pagamento de um abono salarial. Os valores foram depositados nas contas de todos os servidores da educação da Rede Municipal. O anúncio havia sido feito no último dia 23 de setembro pelo prefeito Fábio Gentil, que voltou a se manifestar nas redes sociais nessa sexta-feira (14), garantindo o pagamento.

“Eu venho aqui ratificar o nosso compromisso com a educação de Caxias. Os nossos profissionais da educação irão acordar com o abono salarial em suas contas. Isso é compromisso e preocupação com a educação. Quanto mais investirmos em nossos profissionais, mais teremos uma educação de qualidade”, destaca Fábio Gentil, prefeito de Caxias (MA).

A gestão municipal também já concedeu aos professores de Caxias a tão sonhada mudança de nível. Uma demanda dos educadores foi atendida. O prefeito Fábio Gentil anunciou a novidade ao lado da secretária municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT), Ana Célia Damasceno, ainda no mês de setembro.

“Eu e a secretária Ana Célia Damasceno estamos autorizando a publicação do decreto, onde permite a mudança de nível de todos os professores da rede municipal, de acordo com a portaria implementada no dia 5 de abril de 2022. Quero aqui parabenizar todos os professores com essa excelente notícia”, disse Fábio Gentil, prefeito de Caxias.

A mudança de nível é um tipo de progressão horizontal dos servidores. A medida garante que os profissionais da educação tenham uma promoção. Quando algum professor passa em um concurso possuindo anteriormente à posse ou exercício do cargo, uma especialização, mestrado ou doutorado, e que tenha sido enquadrado como professor de Nível III, ou seja, detentor do título de Licenciatura, tem o direito de pedir o enquadramento correto no nível de acordo com sua titulação. Com isso, a gestão municipal reconhece os educadores, garantindo o que está escrito na legislação.