O Movimento Municipal pelas Meninas, realizado pela Coordenação Municipal de Juventude, órgão que faz parte da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico, da Prefeitura de Caxias (MA), realizou em parceria com a Defensoria Pública, a ocupação pelas meninas das funções de defensores públicos.

“A Defensoria Pública é uma instituição voltada ao atendimento de pessoas hipossuficientes e toda a sociedade com orientações jurídicas. A gente fica feliz em apresentar a nossa instituição. O evento é focado para as meninas, para que elas possam conhecer o seu local no mundo e ser um fator de transformação no lugar onde vivem”, destaca Wilson Braga, coordenador do Núcleo da Defensoria em Caxias (MA).

“Esse projeto existe desde 2017 e as meninas esperam muito por este momento. É importante a ocupaçao de espaços de garantias de direitos como a Defensoria Pública. Este ano estamos trabalhando com 30 meninas. No dia 27 a ocupação será nos cargos do executivo”, destaca Kátia Braga, coordenadora municipal da Juventude de Caxias (MA).

A ação ocorreu no prédio da Defensoria Pública na Cidade Judiciária, e reuniu: pais e mães das adolescentes, Coordenação Municipal de Juventude, Selo Unicef – Nuca, Pastoral da Criança, Conselho Tutelar e a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, por meio do CRAS Caldeirões.

Para os pais, responsáveis e as adolescentes, o momento foi significativo, pois cada criança ou adolescente, teve o direito de sonhar em crescer e ser quem elas quiserem.

“Hoje o espaço para as mulheres está muito ampliado, e fico muito feliz em ver que ela já está participando desses eventos. Isso vai fazer com que ela tenha uma experiência melhor no futuro”, destaca Ageane, mãe.

“É importante dar voz a essas meninas que vêm de escolas públicas e acabam levando essas vivências para a sala de aula”, frisa Brígida Magalhães, professora.

“Isso me dá mais uma motivação para continuar focada no meu objetivo, para que eu não deixe nada me abater, pois eu como menina tenho o poder de está onde eu quiser”, destaca Rejane Lívia, estudante.

“Para mim é muito importante. Isso incentiva as Secretarias a criarem programas como esse. Depois disso, serão meninas incentivando meninas”, disse Monique Santos, estudante.

“Hoje vendo minha filha focada no que deseja é uma grande alegria. Esse é um momento único, e desejo que todas as mães tenham essa felicidade”, destaca Marirlan Santos, mãe de Monique Santos.

“Na verdade eu penso em ser promotora, e isso me incentiva a estudar um pouco mais. É importante, porque eu penso em um dia está aqui”, lembra Dalila Maria, estudante.

“Como defensor público, digo que não mexe apenas com elas. Em diversos momentos eu me emocionei, porque eu sei que o ser humano é movido por interesses, motivações e propósitos. E muitos logo na infância percebem que são vocacionados a produzir algo em prol da sociedade. Algumas perceberão o poder que todas têm”, frisa Keoma Celestino, defensor público.

“O Conselho Tutelar apoia em todos os sentidos. Quando se trata de um projeto que incentiva as crianças a terem um objetivo futuro, isso de fato prevalece. Com certeza, essa iniciativa vai incentivar outras meninas”, reforça Ecenilde Santos, conselheira tutelar.

“Esse momento é de grande aprendizado para as meninas. O que eu posso dizer é que elas podem ser o que quiserem”, disse Leidiane Lima, coordenadora do CRAS Caldeirões.

“As meninas que já participaram querem continuar participando, e as que não participaram estão ansiosas por esse momento. Eu acho que é uma iniciativa muito importante”, frisa Maria Júlia, coordenadora do Centro Educacional São Francisco de Assis.

O Movimento Municipal pelas Meninas deriva em Caxias, do Movimento #MeninasOcupam, que faz parte da Plan International e que foi abraçado pela Prefeitura de Caxias, transformando em uma política municipal, por meio da Coordenação Municipal da Juventude.

A ação visa celebrar o Dia Internacional da Menina e o Dia Municipal da Menina, celebrados no dia 11 de outubro. O Selo Unicef também apoia a iniciativa. No mundo, o movimento das meninas foi impulsionado por Malala Yousafzai, a ativista paquistanesa que luta pelo direito das meninas de irem à escola.

“Ações como essas pautadas no Meninas Ocupam é muito importante para o Selo Unicef, porque trata de um dos campos de trabalho que visa reduzir as desigualdades sociais. E nós sabemos hoje que o número de mulheres ocupando cargos importantes ainda é mínimo. Então, essas ações visam incentivar o campo de visão das meninas que buscam trabalho no âmbito profissional futuramente”, destaca Luis Gustavo, mobilizador jovem do Selo Unicef e coordenador do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA).

Abaixo, a relação dos cargos ocupados pelas meninas:

1. Maria Joaquina, 9 anos. Primeira Defensoria – Defensor: Keoma Celestino Dourado.

2. Júlia Cecilia, 11 anos. Segunda Defensoria – Defensor: Daniel Ponte Vieira.

3. Mirelli Sophia, 13 anos. Terceira Defensoria – Defensora: Gerusa De Castro Andrade Carvalho.

4. Dalyla Maria, 15 anos. Quarta Defensoria – Defensor: Jordão Veras De Azevedo.

5. Rejane Lívia, 16 anos. Quinta Defensoria – Defensor: Wilson Braga Da Costa Júnior.

6. Monique Kellveny, 18 anos. Sexta Defensoria – Defensor: Evaldo José Alves De Sousa Filho.