A Prefeitura de Caxias (MA), já trabalha alternativas junto com os moradores do bairro Teso Duro, que retiram alguma fonte de renda do lixão controlado da cidade. O trabalho foi iniciado por conta da desativação definitiva do lixão controlado nos próximos meses.

A gestão municipal vai implantar pela primeira vez na história de Caxias um aterro sanitário para dar tratamento adequado aos resíduos sólidos gerados pelos caxienses. Diante disso, o moradores das proximidades do lixão estão sendo mobilizados para pensarem alternativas viáveis para geração de oportunidades, que transformem as vidas das famílias.

Uma reunião foi realizada nessa sexta-feira (18), com moradores do bairro Teso Duro, na Escola Jadihel Carvalho, onde o secretário de Limpeza Pública, Clodomir Rocha e a  secretária de Agricultura, Pesca, Abastecimento e Agronegócio (SEMAPA), Luciana Soares, conversaram com os moradores para que todos trabalhem juntos alternativas de geração de renda para as famílias que têm alguma dependência financeira do lixão atualmente. Durante a conversa, também participaram do encontro, representantes da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis, Instituto de Ações Socioambientais (INASA), um pastor, além de moradores.

Uma da alternativas apresentada foi a criação de hortas comunitárias na área de terra firme, que fica ao lado do lixão controlado, logo que houver a desativação, para que todos os moradores cadastrados possam ter suas próprias hortas. O trabalho terá assistência técnica, além do fornecimento de insumos no primeiro momento, para que todos possam aprender e assim terem de onde tirarem o sustento para suas famílias.

“O lixo coletado não virá mais para este local daqui alguns dias. Nós temos uma legislação federal, acompanhada de uma lei estadual que orienta a criação dos aterros sanitários. Então, a preocupação do prefeito Fábio Gentil e da gestão é trabalhar uma alternativa junto com vocês. A ideia é trabalhar parte do terreno onde não há o lixão, onde estamos planejando implantar uma horta individual, onde cada família será proprietária de sua horta”, explica Clodomir Rocha, secretário municipal de Limpeza Pública.

A proposta foi bem aceita pelos participantes da reunião, que também vão dividir o assunto tratado com os demais moradores, a fim de que as demais famílias que também queiram participar do projeto possam estar inseridas e assistidas, sendo preparadas com profissionais da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca, Abastecimento e Agronegócio para que os trabalhos sejam um sucesso.

“Depois de uma reunião nós imaginamos que esta poderia ser uma alternativa, devido a falta de produção de hortas urbanas na cidade de Caxias. Esse é um plano piloto para que vocês possam abraçar e retirar o sustento, mas caso alguém tenha outra ideia também poderá ser apresentada e avaliada. A ideia é dar um suporte inicial para que vocês aprendam e depois, vocês andem com as próprias pernas, mas com orientação técnica. É um projeto que tem tudo para dar certo, basta força de vontade”, destaca Luciana Soares, secretária municipal de Agricultura, Pesca, Abastecimento e Agronegócio.

“Essa alternativa é importante, porque visa o crescimento da cidade da população em geral e vai trazer mais benefícios e saúde”, disse Wellison, morador do Teso Duro.

“É muito importante o que está acontecendo. O que eu tenho a dizer é que os moradores abracem essa causa. Trabalhando dia a dia com sinceridade vai dar tudo certo. Nós queremos agradecer esse espaço e fico feliz em saber que vamos ter um espaço para plantar e colher”, disse Genilton Marçal, pastor de Cristo Nova Jerusalém.

“Estamos pensando na reciclagem e vamos trabalhar com hortas orgânicas. A partir dessa alternativa, podemos criar outras coisas também. A gente tem que trabalhar o que se pode resolver imediatamente e as hortas são mais interessantes. A Associação já está organizada, nós estamos organizando e a Prefeitura está interessada e tem consciência que a coleta seletiva tem que ser implantada”, frisa Francisca Ramos, vice-presidente do INASA.

Além das secretarias de Limpeza e Agricultura, Pesca, Abastecimento e Agronegócio, outras secretarias vão estar envolvidas para que o trabalho tenha todo o suporte, não apenas durante a produção, mas também durante a venda de tudo que for produzido pelos moradores que estiverem dentro do projeto.

“As secretarias vão colocar os seus profissionais, os seus técnicos ao lado de todos que abraçarem o projeto. Eles vão pegar nas mãos de vocês e vão ensinar a trabalhar as hortas. Nós vamos disponibilizar a vocês o que for preciso para produzir: limpeza do terreno, adubo, pulverizador, orientação acompanhada, enfim, todo o acompanhamento às famílias”, destaca Clodomir Rocha, secretário adjunto de Limpeza Pública.

Aterro Sanitário 

O aterro sanitário já é uma realidade trabalhada pela Prefeitura de Caxias e nos próximos meses, todo o lixo gerado no perímetro urbano de Caxias será destinado a um local adequado, ao passo em que o lixão controlado do Teso Duro será desativado.

A Prefeitura de Caxias já finalizou o processo licitatório por meio da Comissão Central de Licitação (CCL). Uma empresa já foi contratada para iniciar os trabalhos. A empresa vencedora foi a Quebec Tecnologia e Construções com matriz em Goiânia (GO). O representante da empresa, Lucas Aguiar, informou nos últimos dias que entre 5 e 7 áreas estiveram sendo analisadas para a definição do local do aterro sanitário e indica a previsão para o início dos trabalhos de construção.

“Nós fizemos o levantamento de 6 a 7 áreas, depende de uma licença prévia. Será feito a sondagem, que consiste no uso e ocupação do solo, sendo áreas que ficam longe de corpo hídrico, então nos próximos 60 dias teremos a licença para saber a área a ser ocupada”, explicou Lucas Aguiar, representante da empresa Quebec Tecnologia e Construções.

A área do aterro terá aproximadamente 50 hectares. Resta agora uma Licença Ambiental junto à Secretaria Estadual de Meio Ambiente. Logo após a concessão da licença começar a construção do Aterro Sanitário de Caxias.

Imagem Ilustrativa – Aterro Sanitário.