Nessa quarta-feira (18), a Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Semect) da Prefeitura de Caxias (MA), participou de reunião na sede do Comando do 2º Batalhão de Polícia Militar de Caxias (MA), para tratar sobre da retomada do Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (PROERD ) e a Ronda Escolar nas instituições de ensino municipal que aderir ao programa.

O PROERD foi interrompido por conta da Pandemia, mas a Semect em parceria com a Polícia Militar busca estratégias para volta com as aulas em 2023. No encontro estiveram presentes: Ten. Cel. Ricardo Almeida, Comandante do 2° BPM e Major Kardec, subcomandante do 2° BPM; Delcy Silva, responsável pelos Programas e Projetos da Semect e Joselma Lopes, Coordenadora do PROERD.

Essa é a primeira reunião de alinhamento, que visa a reativação do Programa em Caxias, após a Pandemia. Essa parceria entre a Semect e a Polícia Militar é importante em todas as situações, seja na segurança e nesse caso no desenvolvimento de um ensino preventivo, que tem resultado muito positivo para os alunos, para a comunidade e para a escola”, frisa Joselma Lopes, coordenadora do PROERD na Semect.

“Nós recebemos uma comitiva da Semect, encaminhada pela secretária de Educação, Ana Célia Damasceno e com os presentes discutimos o retorno desse projeto de suma importância para a comunidade e escolas que farão parte do PROERD. A Polícia Militar vai apoiar no que for possível para voltarmos essa parceria benéfica para as comunidades. E ainda atuamos com policiamento preventivo e humanizado levando conhecimento aos alunos sobre a forma preventiva de ensino e orientação no que tange a evitar o contato com as drogas e perceber situações de risco ou indução através de abordarem de pessoas maldosas. O Programa tem essa finalidade ensinar prevenindo e orientando”, frisou Ricardo Almeida, Comandante do 2º BPM.