Nesta sexta-feira (3), as forças de segurança de Caxias (MA) realizaram uma reunião no auditório do Memorial da Balaiada para tratar das estratégias e o planeamento operacional para o Carnaval Que a Gente Quer 2023, depois de dois anos sem grandes eventos presenciais por conta da pandemia. A proposta é garantir que os caxienses possam se divertir e ao final de cada dia de festa todos possam retornar para suas casas com segurança. A festa está prevista para a segunda metade de fevereiro.

De acordo com Leonardo Barata, o Carnaval Que a Gente Quer será dividido em três momentos de festividades: o Carnaval do Centro Histórico, os desfiles da escolas de samba e a festa maior com bandas e demais atrações que acontece na Avenida Senador Alexandre Costa.

“Para que esta festa seja realizada tranquilamente, é preciso que se elabore estratégias de segurança”, disse Leonardo Barata, secretário municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico.

Estiveram presentes na reunião: o secretário municipal de Segurança Pública; o comandante do 2° Batalhão de Polícia Militar; o comandante do Corpo de Bombeiros; o secretário municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico; representantes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU); comandante da Guarda Municipal de Caxias; secretário municipal adjunto de Transportes e secretário de Meio Ambiente e Defesa Civil.

O comandante do 2° BPM realizou uma apresentação em slide do planejamento operacional do Carnaval 2023. A intenção da reunião foi organizar o papel de cada equipe presente no local para que exista uma ajuda mútua e conscientização da população. “A reunião serviu para apresentar estratégias e criar uma unidade entre as forças de segurança e órgãos responsáveis pela organização. Pedimos que os foliões venham prontos para brincar, contamos com a ajuda da população caxiense”, disse o tenente-coronel Ricardo Almeida, comandante do 2º BPM.

Sargento Mesquita, secretário municipal de Segurança Pública, ressaltou a importância da junção das forças de segurança visando trazer tranquilidade para o período do Carnaval Que a Gente Quer em Caxias. “Esse planejamento é importante para traçar estratégias. A dinâmica apresentada pela Polícia Militar mostrou muito bem a função de cada órgão e vai ajudar bastante na organização do evento. Esperamos que o Carnaval seja tranquilo e que os caxienses se divirtam e voltem para suas casas em segurança”, frisou Sargento Mesquita, secretário municipal de Segurança Pública.