A Prefeitura de Caxias (MA), por meio da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Semect), participou do I Congresso Estadual do Municipalismo Maranhense, promovido pela Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM) nos últimos dias 13 e 14 de março de 2023.

A gestão municipal, durante os dois dias do evento esteve com um stand, apresentando projetos relevantes que fazem a diferença na educação do estado, como é o caso do ProUni Municipal e a Feira de Literatura, Cultura e Turismo da Região dos Cocais (FLICT), apresentados, por: Francigelda Ribeiro, Gestora de Memória e Cultura; Socorro Brito, Gestora de Currículo, Normalização e Políticas Públicas Educacionais e Valéria Almeida Coordenadora do Plantão Socioeducacional. O stand da Semect foi visitado por prefeitos, vereadores, deputados e empresários e gestores estaduais.

O ProUni Municipal que tem por objetivo a inserção de alunos de baixa renda e oriundos de escolas públicas na Universidade, tem o pagamento das mensalidades 100% pela gestão municipal. O programa é uma realidade no município para dezenas de caxienses que já estão cursando um curso superior.

Já a Feira de Literatura, Cultura e Turismo da Região dos Cocais (FLICT), é uma referência em todo o Estado por conseguir agregar o trabalho de livreiros, ao lado de diversas linguagens artísticas e culturais, alinhado ao trabalho de escritores que são abraçados pelos alunos. A FLICT agrega ainda o Seminário Saberes dos Cocais, com debates sobre diversos temas, além da realização da Feira Municipal de Literatura, além de contar com espaço para o desenho, canto, dança, exposição e música.

Palavras chaves: ,