Projetos TeleNordeste e Lean nas Emergências são recebidos no Complexo Hospitalar Gentil Filho
A Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está investindo cada vez mais em qualificação, aliado a tecnologia, para seus colaboradores, tendo como objetivo oferecer um serviço ágil e com qualidade aos usuários da rede municipal de saúde.
Na tarde da última terça-feira (28), a equipe técnica do Complexo Hospitalar Gentil Filho, juntamente com representantes do Projeto Lean nas Emergências, se reuniram com representantes do Projeto TeleNordeste para alinharem a implementação das ferramentas na unidade hospitalar ao mesmo tempo, algo inovador no Brasil.
Com o uso do TeleNordeste, pacientes da rede municipal de saúde têm acesso a consulta com especialista de diversas áreas do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo, de forma on-line, intermediadas pelo médico da unidade, trazendo mais agilidade e qualidade ao tratamento do usuário.
“Essa integração do Lean nas Emergência com o TeleNordeste é um projeto piloto e estamos acreditando que vai dar uma melhora na assistência do paciente, pois ele vai ter, além da assistência hospitalar, no momento da internação, o contato com o especialista sem precisar sair da unidade. É um ganho e acelera o tratamento do paciente” destacou Livia Sena, diretora do Complexo Hospitalar Gentil Filho.
A médica do Projeto TeleNordeste, Mônica Silva, explicou sobre a parceria da Atenção Primária com a Atenção Hospitalar. “O TeleNordeste é um projeto com o foco na Atenção Primária à Saúde (APS) e nossa parceria com a Atenção Hospitalar tem o objetivo de criar um vinculo de contrarreferência , para que os pacientes também possam contar com o projeto no momento que eles retornarem para a UBS, fazendo disso um estimulo para que eles se vinculem a Atenção Primária”, disse.
André Luís, médico consultor do Projeto Lean nas Emergências, destacou os ganhos para a população. “Com apoio do Prefeito e da direção estamos conseguindo trazer qualidade a assistência a saúde, não só hospitalar, mas também nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). O paciente que tem alta do hospital, ele precisa dar continuidade ao tratamento e nós qualificamos essa alta, junto com a UBS, esse paciente tem a garantia do atendimento qualificado“, frisou.