Foi realizado nesta sexta-feira (31), o encerramento da Campanha de Prevenção e Combate à Tuberculose na Sede da Secretaria Municipal de Saúde. A Prefeitura de Caxias (MA), por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da Coordenação de Vigilância Epidemiológica/Programa de Combate à Tuberculose, desenvolveu durante todo o mês de março, ações de educação em saúde nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município.

Na ocasião, uma palestra foi realizada, bem como dinâmicas sobre prevenção e tratamento da Tuberculose e apresentação de cordel intitulado “Cordelizando o bacilo de Kopch”. Além disso, também foi ofertado um café da manhã para os colaboradores da Sede.

Socorro Dias, Coordenadora Municipal do Programa de Controle da Tuberculose, falou sobre as ações do mês da Campanha. “Anualmente o Ministério da Saúde faz a proposta de trabalharmos em encontros com a comunidade para enfatizar sobre a Tuberculose, o tratamento, as dificuldades e preconceitos que ainda existem”, disse.

A enfermeira Ana Karla realizou palestra e destacou a prevenção à Tuberculose. “Esse é um momento em que todos os profissionais de saúde devem voltar a atenção em relação a prevenção da Tuberculose. É muito importante que a gente fale e oriente a nossa comunidade sobre as medidas de prevenção, tratamento e reabilitação dos que se contaminaram com a doença. Os pontos principais abordados aqui foram a forma de transmissão, como fazer o tratamento e as formas de prevenção a tuberculose”, contou.

O poeta, Mikeias Cardoso, realizou uma apresentação de cordel com a temática da campanha e ressaltou a importância de cuidado com a saúde. “Fico muito honrado em falar da literatura de cordel e transpor para a Campanha de Combate à Tuberculose. Fiquei um pouco apreensivo pois nunca tinha escrito um cordel sobre essa temática, mas fui pesquisando, conhecendo sobre a doença e vi que era possível escrever um cordel para trazer essa campanha por meio da literatura popular. Mostrando para as pessoas terem cuidado, procurar os postos de saúde para se tratar da Tuberculose e assim ter uma vida saudável”, finalizou.