O prefeito Fábio Gentil assinou nesta sexta-feira (31), a criação do Plano Municipal de Segurança Pública e a criação do Conselho Municipal de Segurança Pública. As ações colaboram com o fortalecimento do sistema de segurança pública.

Estiveram presentes no ato solene: o prefeito de Caxias, Fábio Gentil; o secretário municipal de Segurança Pública, Sargento Mesquita; a inspetora da Guarda Municipal, Roseane; a deputada estadual, Daniella; o secretário municipal de Infraestrutura, Zé Gentil Neto; além dos delegados de polícia Riedel Reinaldo e Martinhos Vasconcelos.

“É muito importante para o município, porque nos credencia a concorrer junto ao Ministério da Justiça todos os recursos que venham beneficiar a segurança pública de Caxias, tanto a Guarda Municipal, quanto o Departamento de Trânsito. Hoje com o auxílio do prefeito Fábio Gentil, conseguimos avançar e poucas cidades do Maranhão e do Brasil têm todos os pré-requisitos para concorrer aos editais do Ministério da Justiça”, disse Sargento Mesquita, secretário municipal de Segurança Pública.

Durante a reunião, também foi tratado sobre o envio da proposta da Guarda Municipal de Caxias (MA) para concorrer ao edital de chamada Pública n⁰ 1/2023 do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP).

Na oportunidade, a gestão municipal dialogou com a deputada estadual, Daniella sobre a reativação da Frente Parlamentar de Defesa das Guardas Municipais do Estado do Maranhão para enfim objetivar a legalização diante da Lei n⁰ 13.022/14.

O momento também serviu para que fosse formulado um convite especial ao prefeito de Caxias, Fábio Gentil e a deputada estadual, Daniella, para que ambos participem do 6⁰ encontro Norte e Nordeste de Guardas Municipais (ENNEGUAM), que será realizado no mês de maio em Teresina (PI). O evento integra um movimento das Guardas Municipais com o objetivo de dar visibilidade e voz à corporação nas diversas cidades das regiões Norte e Nordeste do Brasil.

Palavras chaves: