A Prefeitura de Caxias (MA), juntamente com as Secretarias Municipais de Educação, Ciência e Tecnologia (Semect) e Saúde, por meio do Programa Saúde na Escola, comemoraram o “Dia Nacional da Saúde e da Nutrição”. A escola José Castro, no Bairro Ponte, recebeu as ações levadas pelos profissionais da educação que se reuniram em uma só causa, visando sensibilizar estudantes e toda a comunidade escolar sobre a importância da alimentação saudável.

Foi muito bom, porque ajuda a gente a se alimentar direto“, disse João Gabriel, aluno.

Entre os stands montados, um deles se destacava, sobre a alimentação não saudável, com exemplos de alimentos consumidos que contêm o excesso de sódio, açúcar e gorduras saturadas que eleva o risco de doenças crônicas, que foi explicado pela estudante Dhaysa Rafaela. “Esses alimentos ricos em gorduras, açúcares e sódio não fazem bem para o nosso organismo e devem ser evitados. Nós devemos consumir verduras, frutas, legumes, brócolis, repolho e maçã, que são alimentos saudáveis“, explica Dhaysa Rafaela, aluna do 5º ano.

A programação contou com ofertadas ações de: saúde, aferição de pressão arterial, informações sobre a saúde bucal, exposição de alimentos saudáveis e plantas medicinais. “Aqui temos disponíveis para degustação os chás aromáticos das ervas medicinais, como: camomila, cidreira, boldo. trabalhado a temática durante a semana, nosso trabalho é levar até eles a importância de consumo nutricional”, lembra Francisca Teixeira, professora.

As atividades foram realizadas na escola UIM José Castro, mas também recebeu público de outras instituições de ensino, como a Fundação José Castro e Tia Edna. “Tivemos momentos muito importantes, como a apresentação de palco a exposição das plantas medicinais. E, somos gratos a todos os profissionais envolvidos para que isso acontecesse. Muito gratificante ter participado da ação e nós da E.C Ta Edna estamos muito felizes com a iniciativa“, disse Maria de Fátima Costa, gestora escolar.

Nosso intuito era esse, repassar aos nossos alunos a importância de uma alimentação saudável. Nós já havíamos percebido que os estudantes estavam consumindo muito salgadinho, refrigerante, alimentos que não proporcionam nenhum teor nutricional. E, hoje, o foco foi mostrar com a exposição de alimentos saudáveis, quantas opções nutricionais, eles têm para o consumo diário”, frisa Lisiane Machado, gestora escolar da UIM José Castro.

Bem, para comemorar o Dia Nacional Saúde e Nutrição nós através de uma parceria educação e saúde, buscamos a realização das atividades e assim iniciar o ano letivo com as ações do Programa, onde várias instituições de ensino estão sendo contempladas com alimentação saudável e práticas corporais”, disse Joselma Lopes, coordenadora do Programa Saúde na Escola (PSE).

Palavras chaves: , ,