Nesta quarta-feira (5), com a presença do governador Carlos Brandão e sua equipe de governo, o Programa Cartão Transporte Universitário realizou a entrega de 185 cartões para estudantes universitários de Caxias e da região que foram contemplados.

“Eu estudo na Uniplan e esse benefício vai me ajudar no deslocamento. É uma ótima iniciativa”, destaca Layane Sousa, estudante de São João do Sóter.

“Esse programa vai me ajudar muito, pois transporte é caro. Todo dia tem uma coisa para imprimir na faculdade, além da alimentação, então por mais que a universidade seja pública temos gastos. Hoje eu não vou para Teresina por menos de R$ 40”, disse Luís Fernando, estudante de Engenharia Agronômica na UFPI.

A Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico, através da Coordenação Municipal da Juventude esteve presente na solenidade. O prefeito de Caxias, Fábio Gentil, agradeceu ao Governo do Estado pela parceria que está levando mais condições para que os estudantes possam se deslocar com mais facilidade.

O Programa Cartão Transporte Universitário apoia estudantes maranhenses da educação superior do ensino presencial da rede pública e privada dos municípios maranhenses que necessitam se deslocar para as instituições onde cursam um curso de graduação. No Maranhão já são mais de 3 mil estudantes beneficiados.

“É um programa do governo estadual e nossa cidade é um polo estudantil, que recebe a maioria dos estudantes contemplados”, disse Kátia Braga, coordenadora Municipal de Juventude.

“A vinda do governador Carlos Brandão é uma demonstração de respeito e carinho com a população, mas acima de tudo de investimentos. Hoje tivemos uma agenda positiva com várias obras e isso demonstra o compromisso do governo de Carlos Brandão”, destaca Ricardo Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Caxias.

“O programa destina um recurso para que estes jovens possam pagar suas passagens no valor de R$ 800. Hoje viemos a Caxias e para nós é muito importante estar aqui com o governador fazendo esta agenda, garantindo que eles tenham acesso à universidade. Estamos em mais de 100 cidades e temos mais de 3.090 jovens nesta edição”, destaca Tatiana Pereira, secretária estadual da Juventude.

“São estudantes de Caxias e de toda a região que estão participando deste momento. O governador está diminuindo as distâncias entre o jovem e o acesso à educação. Eu fico feliz em ver o governador investindo de forma concreta na educação”, destaca Daniella, deputada estadual.

“É muito importante está lado a lado com o governador entregando este Cartão do Transporte Universitário que vai beneficiar muitos jovens que estão concluindo a faculdade”, disse Amanda Gentil, deputada federal.

“O Cartão Transporte Universitário é muito importante para que os alunos possam se deslocar até as universidades. As estruturas das prefeituras e estado não conseguem atender a todos, então nós criamos este programa e ampliamos para proporcionar transporte para estes alunos. Os alunos não podem deixar de frequentar a universidade por falta de transporte. É um programa muito forte”, disse Carlos Brandão, governador do Maranhão.

“O governador Carlos Brandão dá uma demonstração de compromisso em todo o Estado. É um líder político que atua junto aos idosos, jovens e crianças. O governador investe na juventude, tenho certeza que esta entrega é apenas o começo. A interação entre o município e o governo do estado busca sempre beneficiar a população de Caxias”, reforça Fábio Gentil, prefeito de Caxias.

Confira a reportagem: