A Prefeitura de Caxias (MA), por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), através da Coordenação de Direitos Humanos e Inclusão Produtiva, participou no domingo (16), da eleição da Associação de Mulheres Quilombolas do Povoado Lavras, 1º Distrito de Caxias (MA), Zona Rural do município.

A Secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Ana Lúcia Ximenes, esteve presente e destacou a a importância do trabalho em conjunto com a SMADS para que a comunidade tenha acesso aos serviços, ampliar o desenvolvimento social com ações diretas e articuladas com outros órgãos públicos para beneficiar a população caxiense, em especial os territórios com mais vulnerabilidade do município.

O encontro teve diversos assuntos abordados, a exemplo de: diversidade, democracia, racismo, machismo, transversalidade, intersetorialidade, transparência, cooperação, solidariedade, universalidade, justiça social, dentre outros. O momento serviu também para identificar as necessidades da comunidade, visando garantir a proteção social aos cidadãos e apoio às famílias para que as soluções voltadas para a implementação de políticas públicas.

A Associação de Mulheres Quilombolas do povoado Lavras é pioneira no município e vai trabalhar com o propósito de fomentar a economia solidária da comunidade. A associação trabalha a organização coletiva das moradoras. As comunidades quilombolas são grupos com identidade cultural própria e se formaram por meio de um processo histórico. Elas simbolizam a resistência a diferentes formas de dominação. Essas comunidades mantêm forte ligação com sua história e trajetória, preservando costumes e cultura dos antepassados.