Nessa segunda-feira (17), a equipe do Centro Especializado em Assistência Materno Infantil (CEAMI) realizou um encontro do Projeto Gestar com médicos e enfermeiros da Atenção Primária à Saúde (APS) para discutir sobre “Hipertensão na Gravidez”, tendo como foco a profilaxia para pré-eclâmpsia.

Kaliane Paiva, Coordenadora administrativa do CEAMI, falou sobre o encontro. “Hoje estamos desempenhando mais uma função do CEAMI, que é a educacional. Esse momento é muito importante porque nós estamos aqui em rede, Caxias e Região, com médicos e enfermeiros. É um momento de troca de experiências, esclarecimentos de dúvidas, alinhamento de protocolos e processos para que nós possamos sempre prestar uma assistência de qualidade as nossas gestantes de alto risco”, disse.

O médico do Núcleo de Educação Permanente (NEP) da Atenção Primaria a Saúde, Henrique Azevedo, ressaltou o objetivo do projeto. “O Projeto Gestar é um projeto que estamos dando continuidade desde 2016 e que melhorou muito os indicadores de saúde das gestantes de Caxias. Hoje retomamos mais uma vez esse processo de encontro, por conta de alterações de leis e protocolos de saúde. Retomamos depois da Pandemia para termos controle da saúde das gestantes dentro do município de Caxias. O projeto sempre se manteve firme, estamos apenas tentando melhorar e atualizar os protocolos de saúde, para que a saúde da mulher volte a ter esse compartilhamento do cuidado da Atenção Primária para a Atenção Especializada”, ressaltou.

Estarei passando para os profissionais de saúde a relação da nutrição com a síndrome hipertensiva da gestação. Nós podemos estar ajudando essas gestantes, através de uma boa alimentação”, explica Camila Batista, nutricionista do CEAMI.

Caxias é Região de Saúde, que é composta por 7 cidades dessa região, tudo que é implantado é compartilhado e todas as cidades são beneficiadas. Esse projeto trazido pelo CEAMI é de grande importância para a região de saúde, para dar uma melhor assistência para as nossas gestantes de alto risco”, finalizou a Gestora Regional de Saúde, Rita Paz.

Confira a reportagem:

Palavras chaves: ,