A Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Limpeza Pública, realizou uma homenagem especial nesta terça-feira (16), aos servidores em homenagem da limpeza pública em alusão ao Dia do Gari, que é comemorado anualmente em 16 de maio. O evento teve também música ao vivo com Gilvan Lins e sorteio de brindes.

No Dia do Gari, celebrado em 16 de maio, a pasta reconhece a importância desse profissional para a cidade.  A data comemorativa foi instituída em 31 de outubro de 1962. A profissão de gari surgiu no Rio de Janeiro, quando o Brasil ainda era um império, e Pedro Aleixo Gary foi contratado para organizar os serviços de limpeza em toda a cidade.

O Secretário Municipal de Limpeza, Fause Simão destacou a importância de todos os profissionais. “Faça sol, faça chuva eles estão nas ruas. Eu devo tudo a eles, realmente esse calor humano é o que faz a diferença. Parabéns ao Gari”, destaca o secretário Municipal de Limpeza Pública, Fause Simão.

O secretário municipal de Infraestrutura Gentil Neto, também prestigiou o evento ao lado de outros secretários municipais: secretário de Indústria e Comércio, Constantino Castro; de Finanças, Planejamento e Administração, Manoel Simão;  secretário adjunto de Limpeza, Jeovane Fernandes e da secretária do trabalho, Labibe Simão e de Governo, Cyntia Lucena.

“A nossa cidade não é grandiosa só pelo tamanho, mas também por ter profissionais comprometidos com seu trabalho. Os garis têm trabalhado incansavelmente pela limpeza da nossa cidade. Por isso, aqui fica minha gratidão e admiração por todos esses profissionais”, disse Zé Gentil Neto, secretário Municipal de Infraestrutura.

Caxias conta hoje com 400 profissionais trabalhando no setor da limpeza, entre eles: apanhadores, varredeiras, fiscais e garis.  Raimunda trabalha há 12 anos como Gari no município e para ela a homenagem foi justa. “Só tenho a agradecer a todos que organizaram essa festa para nós. Foi maravilhoso”.

“Para nós é uma satisfação contribuir com a limpeza, manter um ambiente mais legal em Caxias e ser relembrado pelo nosso trabalho”, afirma o Gari, Carlos Alberto.

Confira a reportagem: