A Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da Coordenação de Atenção Primária á Saúde, reconhece as equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) dos bairros Caldeirões, São Francisco e Campo de Belém por terem as melhores avaliações do primeiro quadrimestre de 2023 no Programa Previne Brasil.

O Programa Previne Brasil é modelo de financiamento para a Atenção Primária à Saúde, que alterou formas de repasse das transferências para os municípios que passaram a ser distribuídas com base em quatro critérios: capitação ponderada, pagamento por desempenho, incentivo para ações estratégicas e Incentivo financeiro com base em critério populacional.

A ação tem como princípio a estruturação de um modelo de financiamento focado em aumentar o acesso das pessoas aos serviços da Atenção Primária e o vínculo entre população e equipe, com base em mecanismos que induzem à responsabilização dos gestores e dos profissionais pelas pessoas que assistem.

A avaliação do Programa do Governo Federal acontece por meio de indicadores: pré-natal, saúde da mulher, saúde da criança e doenças crônicas.