A Prefeitura de Caxias (MA), por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), através do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro Caldeirões e o Centro de Convivência Trizidela, seguem dando continuidade com as atividades referente a prevenção e o combate do trabalho infantil com as crianças e adolescentes que frequentam os equipamentos sociais.

Desta vez a ação foi realizada na Beira Rio, onde foi conduzida pela equipe da Coordenação da Proteção Social Especial, através da Coordenadora, Maciane Pereira, que repassou orientações visando conscientizar e informar sobre o trabalho infantil, os tipos mais comuns e a idade em que um adolescente pode entrar no mercado de trabalho, destacando também sobre a violação de direitos. As ações estão sendo realizadas em todo o município com distribuição de material informativo.

A programação de atividades nos equipamentos fazem parte das ações referente ao Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, lembrado anualmente em 12 de junho. As reuniões, palestras, e blitz educativas buscam trazer uma reflexão para a sociedade sobre as consequências do trabalho infantil, além de garantir dos direitos das crianças e adolescentes.