Nesta quinta-feira (13), mais um resultado positivo para a Guarda Municipal foi recebido. De acordo com a Secretaria Municipal de Segurança Pública de Caxias (MA), a novidade se dá em razão da habilitação da Guarda Municipal no programa ‘Habite Seguro’, implementado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. O Programa visa proporcionar aos profissionais previstos em seus normativos condições diferenciadas de crédito imobiliário para facilitar a aquisição da casa própria.

“Não medindo esforços na busca de benefícios para a coletividade, a Inspetora Roseane, Assessora Técnica da Secretaria Municipal de Segurança, trouxe mais um benefício para a Guarda Municipal de Caxias (MA), onde a instituição estar habilitada no Programa Habite Seguro, onde nossos Guardas poderão adquirir suas casas com financiamento baixo, ficando na colocação 43 e a 1ª cidade no estado do Maranhão aptas”, destaca Sargento Mesquita, secretário municipal de Segurança Pública de Caxias (MA).

O Programa Habite Seguro é disponibilizado via Caixa Econômica Federal, em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública. É uma iniciativa do Governo Federal que contempla profissionais da segurança pública para aquisição da casa própria por meio de subsídios, com recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP), e condições especiais de financiamento.

A quem se destina
Integrantes ativos, inativos, reformados, da reserva remunerada e aposentados das instituições de segurança pública com renda mensal de até R$ 7 mil que ainda não possui imóvel próprio.

Dentre as corporações que se enquadram nesses grupos: Policiais integrantes da polícia federal, polícia rodoviária federal, polícias civis, polícias penais e polícias militares; bombeiros integrantes dos corpos de bombeiros militares; agentes penitenciários, peritos e papiloscopistas integrantes dos institutos oficiais de criminalística, medicina legal e identificação; Integrantes das guardas municipais.

O público-alvo foi estabelecido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública na regulamentação do Programa. Com o Habite Seguro é possível financiar: Imóveis novos ou usados; Unidades de empreendimentos financiados na CAIXA; Construção de imóvel individual; Imóveis CAIXA.

O programa subsidiará parcela da tarifa para contratação até R$ 2.100 para financiamento de imóvel avaliado até R$ 300 mil, com auxílio de até R$ 12 mil para pagamento do valor de entrada. Além disso, a pessoa pode somar os benefícios do Habite Seguro ao subsídio concedido pelo Programa Minha Casa, Minha Vida.