Nessa sexta-feira (1°), centenas de famílias acompanharam o desfile cívico do polo III, no Conjunto Ipem. Os desfiles fazem parte da Semana da Independência, que homenageia o Bicentenário do Poeta Antônio Gonçalves Dias e os 200 anos da Independência de Caxias (MA), além dos 100 anos do Arquivo Público do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA).

“Nós estamos destacando as conquistas de Caxias, uma homenagem total ao município com todo o nosso coração”, lembra Ana Lúcia, Centro Maria Benedita.

“Nós estamos trazendo uma ala com os poetas, as danças folclóricas, comidas típicas, os pais e uma ala com a inclusão”, disse Marcelo Silva, gestor da escola Cruzeiro do Sul.

Cada escola trouxe faixas, quadros, cartezes, maquetes e banneres com grandes homenagens a personalidades, órgãos e instituições que fazem parte da memória, do legado a Caxias e que tornaram a “Princesa do Sertão” um lugar melhor para se viver.

“Estamos trazendo homenagens aos heróis brasileiros, ao nosso patrimônio arquitetônico, a nossa cidade e ao estado. Com isso, as crianças vão conhecendo tudo aquilo que é relacionado a nossa cidade”, lembra Magda Reis, Escola Isabel Dolores.

Os destiles cívicos acontecem nos polos de Caxias pelo 6° ano, e são acompanhados por autoridades públicas municipais. Ao todo, participaram em torno de 1.500 alunos de 19 escolas da rede municipal. O prefeito de Caxias Fábio Gentil, e a secretária Ana Célia Damasceno agradeceram às homenagens a pessoas dos seus ciclos familiares, que deixaram um legado a exemplo do Zé Gentil, Teódulo Aragão e Rosário Gentil.

“Nós estamos homenageando dona Rosário, além das fundações e hospital que ela ajudou a criar, a Escola Gentilzinho e outras ações que ela fazia na cidade. Ela era devota de Santa Teresinha, e nós estamos trazendo as rosas e os terços”, disse Edjane de Jesus, gestora.

“A nossa cidade é muito rica em história e em relatar pessoas ilustres. Temos escritores, poetas e professores, estamos homenageando Gonçalves Dias e outras pessoas que deixaram um legado a todos nós”, lembra Charles James, vereador.

“Isso tudo é para fortalecer cada vez mais a ideia do patriotismo, os 200 anos de Independência de Caxias e de Gonçalves Dias, que está sendo comemorado em todos os níveis. Pra gente é um prazer imenso falar dessa história, pois estamos contando as conquistas da nossa cidade”, disse Ana Célia Damasceno, Secretária da Semect

“Além da participação dos pais, todas as escolas da educação infantil e fundamental, trazem pra gente essa vontade de falar que somos caxienses. Continuamos trabalhando essa autoestima, Caxias está de parabéns. Quero agradecer as homenagens às pessoas que marcaram a história de Caxias, a Escola Gentilzinho que está homenageando minha mãe e as escolas que estão homenageando outras pessoas”, disse Fábio Gentil, Prefeito de Caxias (MA).

Além dos polos da zona urbana, os desfiles também serão realizados na zona rural. No próximo dia 5 de setembro, os desfiles seguem no Povoado Nazaré do Bruno, e no dia 7 no corredor da Independência na zona urbana de Caxias (MA). Entre os dias 12 a 15 de setembro 2023, acontecem nos povoados Cabeceira de São Pedro, Rodagem, Sossego, Brejinho e Caxirimbu.

Palavras chaves: , ,