A Prefeitura de Caxias (MA), por meio de uma parceria com a Câmara Municipal de Caxias e o Governo do Estado, uniu forças para garantir mais segurança à zona rural, principalmente no 1º Distrito, nesta quinta-feira (30) implantou um Posto Policial no Povoado Baú, atualmente em sede provisória e em breve em sede definitiva. O momento contou com presença da comunidade local, estudantes, policiais militares, além de autoridades públicas.

“Esse posto é importante, pois estava tendo muito assalto. Com a melhoria da estrada aumentou o fluxo e facilitou a ação da bandidagem. A instalação desse posto é para combater a criminalidade que cruza nessa BR e muito importante para as comunidades vizinhas de todo o entorno da nossa região”, frisa Eldo Medeiros, presidente de Associação do Povoado Macaúba.

“Fomos escolhidos para vir para cá, para que possamos prestar um bom serviço e oferecer para a comunidade. Nós vamos trabalhar em conjunto com as comunidades, nos mantendo informados para manter a ordem e se sintam seguros com a presença da Polícia Militar”, destaca Tenente Josafá, Comandante do Destacamento da PM no Baú.

“Esse é um passo inicial para uma consolidação no Povoado Baú e entorno. É um posto provisório, mas já temos o compromisso da construção de um posto permanente pela Prefeitura de Caxias, e a PM vai estar presente de forma permanente para que a população tenha uma segurança”, disse Cel Magalhães, comandante do Policiamento do Policiamento do Interior

A ação visa garantir que as forças de segurança estejam cada vez mais presentes em uma reunião do município, que embora tenha ganhado melhorias na malha viária com o completo asfaltamento da BR-226, casos pontuais de crimes, pequenos assaltos e outras ações, também têm assustado a população. Os trabalhos de rondas irão aumentar, a presença constante da PM e a parceria com as lideranças comunitárias será um elo importante para que haja uma parceria entre a Polícia Militar e a comunidade, para que a população tenha a segurança tão desejada.

“Queremos agradecer ao Governo do Estado e ao prefeito Fábio Gentil por viabilizar este espaço. A determinação ao nosso comando é que a Polícia Militar fique de forma permanente aqui e que a possamos dominar a região. Com a melhoria da estrada houve uma movimentação maior que o esperado. Então, é a primeira barreira de contenção. Teremos o posto permanente e operações para manter a segurança”, disse Cel Ricardo Almeida, comandante da PM.

“Hoje estamos dando uma demonstração de segurança e respeito, em parceria com a Prefeitura e Governo do Estado, entregamos esta casa totalmente reformada para que a polícia possa se instalar. Mas estamos trabalhando no projeto definitivo”, frisa Ricardo Rodrigues, Presidente da Câmara Municipal de Caxias (MA).

“Fomos convidados para uma reunião com a comunidade, convidamos as deputadas Amanda Gentil e Daniella que interviram conosco, o Governador Carlos Brandão, o comando da Polícia Militar, Paulo Roberto e o Comandante da PM em Caxias. Essa interação com todos esses órgãos e a Câmara Municipal fez com que a gente viesse aqui, alugasse uma casa e fizesse as adequações necessárias. O nosso objetivo é prestar uma segurança de qualidade. Nós não paramos por aqui, implantamos a iluminação em Led em todo o povoado e já autorizamos a construção de uma planta para a construção do posto definitivo da Polícia Militar aqui”, disse Fábio Gentil, prefeito de Caxias (MA).